sábado, 30 de abril de 2011

Unilever - Responsabilidade social


                              " A Unilever anuncia crescimento de 7 % no primeiro trimestre."

       É uma grande satisfação ler uma notícia destas,saber que é merecedor o crescimento de uma empresa que desde a sua fundação,pratica e compartilha seus valores e princípios.
       Passando por todas as etapas do negócio e por todas as esferas de relacionamento, seja com fornecedores, colaboradores, distribuidores, clientes ou consumidores, a Unilever pratica e compartilha seus valores e princípios, gerando bons frutos.
      Conseqüentemente, todos que se envolvem com a atuação da empresa são beneficiados. Os resultados econômicos gerados diretamente para a Unilever Brasil estão refletidos no faturamento, que tem crescido ano a ano.
      Os resultados sociais, por sua vez, são refletidos em todas as esferas de atuação da Unilever. No que tange ao relacionamento com a esfera  governamental, a Unilever Brasil participa, por meio das associações de classe, de grupos de trabalho e discussão sobre temas de interesse público, origem de diversas políticas públicas.
Vale ressaltar que a empresa não se envolve, direta ou indiretamente, com partidos ou entidades políticas, tampouco em campanhas eleitorais. A empresa acredita que pode contribuir para o desenvolvimento social do país promovendo ações e programas de investimento social privado.

Investimento Social Privado

A Unilever, de acordo com suas diretrizes sociais, tem clareza da forma que deseja atuar junto às comunidades: com projetos capazes de gerar transformação na sociedade e investimentos a longo prazo, enfocando a educação e a capacitação de pessoas.
Em 2007, a Unilever investiu um montante de R$ 14.430.000,00 em projetos sociais e doou R$ 8.720.000,00 em produtos e equipamentos. Esses projetos buscam integrar trabalho social à estratégia corporativa da empresa por meio de ações sólidas e efetivas que abordam diversos stakeholders, tanto através de discussões e debates quanto em ações e programas contínuos, destinados às comunidades impactadas pelos projetos que apoia.

Instituto Unilever


O instituto coordena a aplicação de recursos destinados aos projetos sociais e ambientais.

Fortalecendo o relacionamento com o governo e a comunidade

O Instituto Unilever, criado em 2002, visa fortalecer nosso relacionamento com o governo e a comunidade. Sua missão é fomentar e coordenar a aplicação de recursos da Unilever, destinados aos projetos sociais e ambientais, contribuindo para promover a transformação sustentável da sociedade e, está diretamente alinhado aos nossos princípios de Responsabilidade Social Corporativa, dentro do planejamento estratégico da Unilever Brasil para os próximos anos, o UB2012.
São prioridades da diretoria do Instituto Unilever promover, apoiar e criar projetos em diversas áreas, que buscam a transformação sustentável, tendo como base as 5 Lentes de Vitalidade:
Colher – Saúde e Bem-estar: uma colher de Vitalidade para uma vida cheia de projetos e alimentos saudáveis.
Flor – Autoestima: uma flor de Vitalidade para você se sentir melhor em frente de qualquer espelho.
Sol – Potencial Humano: um raio de Vitalidade para abrilhantar o potencial de cada um.
Abelha – Envolvimento Comunitário: um zumbido de Vitalidade para se construir uma sociedade mais responsável.
Peixe – Meio Ambiente: um mar de Vitalidade para trazer de volta à natureza tudo o que dela já retiramos.

Vale ressaltar que os projetos da Unilever são compostos de vários profissionais da área da educação e o asistente social não podia ficar de fora:

Marilena Flores Martins

Assistente Social pela PUC/SP, pós-graduada em Animação Sociocultural pela FESP. Especializada pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional – ALAT. Atuação profissional em saúde mental por 27 anos. Fundadora e ex-presidente da ONG Promove Ação Sócio-Cultural e atual presidente da IPA/Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar. Secretária Adjunta da Secretaria Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social – São Paulo-2002.Textos publicados em revistas especializadas em educação e livros voltados para o Terceiro Setor. Autora do Guia Brincar é Preciso! – Evoluir Cultural. Palestrante na área do Terceiro Setor e do Brincar e Consultora Social para elaboração, implantação e avaliação de programas e projetos com foco no Desenvolvimento Social Sustentável e a Inclusão Social. Consultora na área do Brincar.

Soraia Chung Saura

Bacharel em filosofia e doutora em antropologia do imaginário pela FE – USP. Pesquisa O imaginário simbólico das manifestações das culturas populares do Brasil. Atua na gestão de projetos sociais, com elaboração, implantação, monitoramento e avaliação, também com a formação de educadores sociais e professores. Atua com comunidades urbanas e rurais. É voluntária da Associação Cheiro de Capim e do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Pesquisadora na área do Brincar, onde atua com projetos, formação e pesquisa na área da infância desde 2008.

Projeto: Omo – Selo Aqui se Brinca.

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Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com

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