terça-feira, 24 de maio de 2011

Lagarta serve de inspiração para criar robôs mais ágeis e leves

             As rápidas cambalhotas com as quais as lagartas escapam do perigo se transformaram em inspiração para a construção de uma nova geração de robôs leves e mais ágeis.

            As conquistas obtidas até agora são descritas em artigo publicado nesta  pela revista "Bioinspiration & Biomimetics".
            Até agora, a ciência criou robôs que, apesar de desenvolverem uma certa flexibilidade e capacidade de adaptação, contavam com velocidade muito limitada.
            Por isso, segundo o artigo, os pesquisadores voltaram sua atenção aos animais terrestres em busca de inspiração.
           Algumas lagartas têm a capacidade extraordinária de rodopiar e pular para escapar dos predadores. Este movimento, chamado de "balística rodante", é considerado um dos mais rápidos que se conhece na natureza.
          Os pesquisadores da Universidade de Tufts, em Massachusetts (EUA), viram aí uma oportunidade para o projeto de um robô que imite essa pirueta das lagartas e ajude a melhorar a compreensão da mecânica da "balística rodante".
            Para reproduzir o movimento de uma lagarta, os pesquisadores desenvolveram um robô de dez centímetros de comprimento com um corpo leve, que foi batizado de GoQBot, feito de silicone e operado por molas de ligas metálicas que se contraem sob o efeito de descargas elétricas.
            A denominação "Q" faz referência à forma adotada pelas lagartas antes do pulo e que permite que se afastem rodopiando a meio metro por segundo.
           O GoQBot foi projetado para copiar especificamente a morfologia funcional de uma lagarta e é equipado com cinco emissores de luz infravermelha em seus flancos para permitir o acompanhamento dos movimentos com um dos mais avançados sistemas de rastreamento tridimensional.
           Para mudar de forma em menos de cem milisegundos, o GoQBot se beneficia de um alto grau de coordenação mecânica, similar à que ocorre mediante o acoplamento não linear de músculos nos animais.
           Há muitos robôs modernos inspirados em serpentes, vermes e lagartas, devido à capacidade destes animais para subir em lugares difíceis. Mas, a princípio, os corpos sem membros reduzem a velocidade dos robôs.
          Por outro lado, há muitos robôs que empregam um movimento rotatório para viajar com alta velocidade e eficácia, mas são os que têm mais dificuldades para alcançar lugares difíceis, aponta o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com