sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mioma pode dificultar a gravidez?

Sim, por ocasionar alterações do útero, que dificultam a implantação do embrião. Porém, não acontece com todas as mulheres.

    enviar por e-mail
    Mioma pode dificultar a gravidez?Sim, por ocasionar alterações do útero, que dificultam a implantação do embrião. Porém, não acontece com todas as mulheres

    * campos são obrigatórios
    corrigir
    Mioma pode dificultar a gravidez?Sim, por ocasionar alterações do útero, que dificultam a implantação do embrião. Porém, não acontece com todas as mulheres

    * campos obrigatórios



    Miomas podem atrapalhar os planos de quem quer engravidar ou trazer complicações durante a gestação
    Tumor benigno encontrado na parede do útero e, em alguns casos, no colo do útero, o mioma atinge mulheres em idade fértil – dos 16 aos 55 anos. Pode não gerar nenhum sintoma, por isso muita gente nem desconfia que tenha.
    Mitos e verdades sobre mioma

    “Os sintomas, quando ocorrerem, dependerão do número, tamanho e localização dos miomas”, diz a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo e médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

    Acontece que o problema pode comprometer os planos de quem quer engravidar ou trazer complicações durante a gestação. “Se, por exemplo, ele se desenvolver dentro da cavidade uterina, vai atrapalhar a fecundação”, diz o ginecologista Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor do centro de reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO).
    Quer engravidar? Faça um check up antes

    “A dificuldade pode ocorrer se o mioma uterino ocasionar alterações (deformidades) do órgão que impeçam a implantação do embrião ou distorção da anatomia das trompas. Porém, isso não ocorre em todas as pacientes”, completa Rosa Neme.

    O mioma pode ainda causar gravidez ectópica (quando o embrião implanta em outro local que não a cavidade uterina), induzir ao aborto, parto prematuro, sangramento e provocar dificuldades durante o parto. “Além disso, pode aumentar significativamente de tamanho durante a gestação, devido aos altos níveis hormonais”, alerta a médica.

    Para determinar a necessidade e o tipo de tratamento, cada caso deve ser avaliado pelo ginecologista.
    Segundo os especialistas, dependendo da localização do mioma e da extensão do problema, os tratamentos trazem bons resultados para mulheres que visam uma gravidez.
    Em geral, o procedimento é cirúrgico. “Em casos de miomas submucosos (dentro da cavidade uterina), se recomenda a retirada do tumor por histeroscopia (uma cirurgia na qual colocamos uma câmera de vídeo por dentro do útero, sem cortes externos). Isso aumentará as chances de gravidez. No caso dos demais miomas (intramurais e subserosos), a cirurgia estará reservada àquelas pacientes com muitos sintomas ou com miomas de grande volume”, esclarece a médica Rosa Neme.
    Existem também outras técnicas não invasivas (ExAblate) ou minimamente invasivas (embolização) para o tratamento dos miomas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário

    Quem sou eu

    Minha foto
    São Paulo, São Paulo, Brazil
    Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com