quinta-feira, 16 de junho de 2011

Parelheiros ganha nova UBS, a 434ª da Cidade

A Unidade Básica de Saúde Jardim Santa Fé foi inaugurada, sendo a 18ª de Parelheiros. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e terá consultório odontológico, médico, vacinação e espaço para agentes comunitários.
O prefeito de São Paulo inaugurou na última sexta-feira, 26, a Unidade Básica de Saúde Jardim Santa Fé, a 434ª unidade de São Paulo e a 18ª de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com duas equipes adequadas ao modelo Estratégia de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal.

"Esta é uma região muito distante do Centro, onde a falta de equipamentos de saúde era notada há muito tempo. Ao longo dos últimos anos, tivemos a oportunidade de dotar essa área de vários equipamentos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e o Hospital do M'Boi Mirim. Agora, entregamos esta nova UBS, que melhora sensivelmente o atendimento”, disse o prefeito.

Em outubro do ano passado, ele inaugurou a UBS Jardim Embura, no distrito de Marsilac, também em Parelheiros. Entre as metas para 2012 está a construção de um hospital em Parelheiros. A área da subprefeitura possui hoje duas AMAs e 18 UBSs.


Agentes comunitários
A UBS Jardim Santa Fé ocupa uma área de 250 m² e possui três consultórios, um consultório odontológico, farmácia, salas de inalação, expurgo, curativo, vacinação, esterilização e coleta, além de um espaço para os agentes comunitários. Os agentes visitam os moradores da região, fazendo o acompanhamento de seus estados de saúde e encaminhando-os para a UBS quando necessário.

Antes limitada à condição de posto avançado da UBS Recanto Campo Belo, atendendo pouco mais de mil pacientes, agora a UBS Jardim Santa Fé é autônoma, podendo atender, em média, 3 mil pacientes mensalmente.

Transformada em UBS, a equipe da Jardim Santa Fé mais que dobrou. O número de médicos e de enfermeiros passou de um para dois; o de auxiliares de enfermagem, de 2 para 4; e o de agentes comunitários da saúde, de 6 para 12. Além disso, hoje há um dentista, um auxiliar de dentista e um técnico em farmácia, atendimentos que anteriormente não estavam disponíveis nessa unidade.

A unidade está localizada na rua Conde de Lancastre, 214, em Parelheiros, a aproximadamente 35 quilômetros da praça da Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com

Arquivo do blog