sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bill Gates pretende financiar produção de vacinas no Brasil

 
         O milionário está negociando com a Fiocruz e o Instituto Butantã para fabricar vacinas de baixo custo
por Jackie Salomao


         O fundador da Microsoft, Bill Gates, é também um grande filantropo. Ele está negociando uma doação à Fiocruz e ao Instituto Butantã para aumentar a produção de vacinas no Brasil, que se tornaria um País exportador dos medicamentos.
       
        Segundo o jornal 'O Estado de S. Paulo', o milionário já enviou técnicos ao Brasil para debater as possibilidades e vai aguardar a definição de quais vacinas o País vai considerar prioritárias.
       
       O Ministério da Saúde confirmou que o primeiro contato entre Gates e o governo brasileiro ocorreu em setembro de 2010, numa reunião com o então chanceler Celso Amorim, em Nova York. Após a reunião, Gates enviou uma missão aos institutos para avaliar o que já vem sendo feito "Meu pessoal ficou muito impressionado com a qualidade do trabalho", afirmou Gates.


        Alexandre Padilha, ministro da Saúde, irá se reunir com a Fundação Bill e Melinda Gates para definir detalhes da parceria. O ministro adiantou que um dos interesses de Gates seria o apoio ao desenvolvimento de vacinas de baixo custo.


        Até mesmo na filantropia, Gates aplica sua visão empresarial. O objetivo dele é financiar a produção de vacinas no Brasil para que entrem com o menor preço no mercado mundial, para que ele mesmo depois pudesse comprar as vacinas e distribuir aos mais necessitados. Isso irá afetar o mercado, que vai ser obrigado a reduzir os custos de suas vacinas para competir com o nosso produto.


        Na última terça (17), o milionário participou da Assembléia Mundial da Saúde e pediu aos países doadores que aumentem seus programas de imunização. O recado também vale para empresas farmacêuticas, para que garantam vacinas aos países com menos recursos. Caso isso aconteça, Gates afirma que 4 milhões de pessoas podem ser salvas até 2015 e 10 milhões até 2020.


        A Fundação Bill e Melinda Gates, criada em 2000, é a maior instituição de caridade do mundo. Com financiamento do próprio bolso de Bill Gates e de outras doações privadas, a fundação tem como objetivo melhorar as condições de vida, especialmente na área da saúde, nos países mais pobres. Um dos principais projetos patrocinados por Bill Gates é a pesquisa de uma vacina que consiga prevenir e curar a malária.


Fonte: Consulado social

Número de mortes por dengue no Rio em 2011 já é maior que nos últimos 2 anos



         A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro negou nesta quinta-feira que o aumento de 10.516 casos suspeitos de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado ontem, tenha ocorrido em apenas uma semana. De acordo com o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Alexandre Chieppe, o que costuma ocorrer é um atraso no processo de notificações.
        Do segundo dia de janeiro até 14 de maio, foram registradas 95.931 notificações e 70 mortes. Chieppe admitiu que o total de óbitos devido à dengue nos cinco primeiros meses de 2011 já é maior que a soma das mortes registradas nos dois anos anteriores. Em 2009, 12 pessoas morreram no Estado. Em 2010, foram 43 mortes.
        Ainda segundo Chieppe, as campanhas para prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, são constantes. Ele ressaltou, entretanto, a importância da participação da população.
        "A gente tem que mudar a cultura. Dengue está relacionada à inclusão de alguns hábitos como cuidados com o ambiente e evitar jogar lixo na rua. Acho que tem que haver uma conscientização tanto da população quanto das autoridades públicas para evitar a proliferação do mosquito e o aparecimento de criadouros. Temos que trabalhar na criação dessa consciência coletiva", afirmou.
        O boletim da Secretaria de Saúde divulgado na quarta-feira apontava que dos 92 municípios fluminenses, 18 já registram epidemia de dengue. São eles: Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Guapimirim, Seropédica, Magé, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mesquita, Vassouras e Cambuci.


Fonte: Jornal do Brasil

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rapaz que fazia brincadeira para postar no Facebook cai de carro em movimento e entra em coma

     Um Jovem se feriu gravemente e entrou em coma após cair do teto de um carro em movimento, em Brisbane, na Austrália, supostamente quando tentava tirar uma foto para postar no site Facebook. Outras três pessoas participavam da brincadeira, chama de "planking", em que internautas tiram fotos de si mesmos posando de "tábua" nos mais diversos lugares.
           Simon Hallam, 20 anos, pode nunca mais se recuperar das graves lesões cranianas que sofreu, depois de cair de um carro em movimento em uma estrada. 
            O pai de Hallam, Terry, disse ao jornal "Brisbane Courier-Mail" que o ocorrido pode ser um alerta para outros jovens que aderiram à mania. 
            "A internet e o Facebook podem se transformar em coisas terríveis, quando incentivam esse tipo de comportamento entre os jovens", afirmou. "E os jovens não pensam nas conseqüências de suas ações, acham que tudo é divertido", completou.
             Na semana passada, outro jovem de 20 anos de Brisbane morreu quando caiu do parapeito do sétimo andar de um prédio. O rapaz também tentava tirar uma foto para postar no Facebook.

Fonte: UOL Notícias

Assassinato de aluno reabre discussão sobre segurança na USP


A Polícia Civil de São Paulo já tem dois suspeitos da morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, ocorrida noite dessa quarta-feira (18) no campus da USP (Universidade de São Paulo), na zona oeste da capital.

Antes de assassinato na USP, suspeitos abordaram outro aluno

        De acordo com o diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Jorge Carlos Carrasco, as investigações apontam para crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
        Em entrevista concedida na tarde desta quinta-feira (19), Carrasco divulgou imagens dos dois suspeitos durante uma suposta tentativa de assalto no campus, instantes antes da morte do  estudante.
        A suspeita só foi possível graças ao depoimento de uma das quatro testemunhas que já foram ouvidas no inquérito. A identidade desta testemunha será preservada pela polícia.
         Indagado sobre uma possível reação da vítima como cogitado pelo pai do jovem, Ocimar Paiva, o diretor do DHPP foi enfático em concordar. "Até pelo cenário do crime, com a chave do carro quebrada, e uma das pernas da vítima dentro do veículo, não temos dúvida de que ele reagiu", disse.

"Ele achava que o carro blindado iria salvá-lo"

      O pai do estudante acredita que o filho possa ter reagido a um suposto assalto e por isso foi baleado e morto no estacionamento da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP na noite passada ."Ele tinha sido assaltado duas vezes no ônibus e acho que reagiria porque costumava dizer que não entregaria fácil as coisas que batalhou tanto para conquistar", contou o pai.
      
      E teria sido por isso que o jovem comprou um carro blindado. "Ele achava que o carro blindado iria salvá-lo", completou o pai, de aco. Seu Ocimar conta que sempre se preocupou com a segurança do rapaz na Cidade Universitária. "Eu tinha receio, porque acompanho as notícias e vi o que estava acontecendo.            
    
      Teve uma série de sequestros-relâmpago, lá é muito escuro e não tem segurança nenhuma. Eu falava: 'toma cuidado'. Então eu dizia: 'você não é blindado'. E foi o que aconteceu. Não deu tempo de ele se proteger", definiu Ocimar Paiva.
    
      O assassinato do estudante,reabre o debate se a polícia militar deve ou não permanacer no campus,no jornal do Campus é relatado o grau de violência, " Violência explode no Campus", são relatos de sequestro relâmpagos e até estupros.A sensação de insegurança não é só dos estudantes,é também dos professores e funcionários,diz professor de economia.
Segundo Maíra,presidente do Centro Acadêmico," é necessário melhorar a iluminação e o aumento efetivo da guarda universitária"
   
        O diretor da FEA (Faculdade de Economia e Administração), professor Reinaldo Guerreiro, afirmou nesta quinta-feira que a violência na USP é tema central de discussão na reitoria, que é um desafio controlá-la por causa do tamanho do campus e da polícia desarmada.

       A assessoria de imprensa da reitoria informa que o Plano de Segurança se trata de um projeto amplo, ainda em fase de desenvolvimento. Na próxima reunião do Conselho Gestor, a ser realizada em junho, mais detalhes deverão ser apresentados. A expectativa da própria reitoria é de que conteúdo do projeto seja elaborado o quanto antes para combater o aumento dos roubos e seqüestros na USP registrados nas últimas semanas.  Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que foram 16, 23 e 44 os roubos de veículos nos meses de janeiro, fevereiro e março, respectivamente, registrados pelo 93º Departamento Policial do Jaguaré, responsável pelas ocorrências na região da Cidade Universitária.



      Para o único representante discente no Conselho Gestor do Campus, Adrian Fuentes, estudante do IME, o problema de segurança na Cidade Universitária está mais relacionado à política e questões infra estruturais da Universidade do que à necessidade de mais policiamento. “Nas reuniões do Conselho, as questões de segurança são apresentadas por argumentos baseados mais no medo particular e no terrorismo dos membros do que em estudos sobre a violência na USP”, alega Fuentes, referindo-se à aprovação do desenvolvimento do Plano de Segurança para os campi.

Fonte: Jornal do Campus

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Preço de genéricos varia até 986% em farmácias

Procon-SP recomenda que consumidor pesquise antes de comprar; site da Anvisa traz lista de preços máximos.
       O Procon-SP fez um levantamento, nos dias 13 a 15 de abril, dos valores de 52 medicamentos em 15 drogarias de cinco regiões do município de São Paulo. A pesquisa revelou que os preços dos genéricos podem variar até 986,96%. A maior diferença foi encontrada no medicamento Diclofenaco Sódico (50 mg, com 20 comprimidos), com variação de R$ 9,08 no valor do genérico.
     A pesquisa também mostrou que vários fatores são determinantes para estabelecer preço neste segmento. Os descontos nos medicamentos podem variar de acordo com as condições locais de mercado, rentabilidade da loja e condições comerciais de compra, já que em algumas drogarias de rede há políticas diferenciadas. Além disso, existem redes que se enquadram no sistema de franquia, e não há uma política única de precificação entre os franqueados.



       Na comparação dos preços médios de medicamentos genéricos com os de referência de mesma apresentação, o levantamento mostrou que, em média, os genéricos são 57,25% mais baratos. Entre os de referência, a maior diferença de preço encontrada foi de 134,90%, no medicamento Amoxicilina (500 mg, com 21 cápsulas) – com o maior preço de R$ 49,00 e o menor de R$ 20,86.
       Segundo o Procon, antes do consumidor pesquisar os valores dos medicamentos, é interessante que procure a lista de Preço Máximo ao Consumidor (PMC), disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (www.anvisa.gov.br) e também nas farmácias e drogarias.

Fonte: Exame.com

Intolerância à lactose pode ser uma questão psicológica

Somatização de estresse, ansiedade e depressão causa desconforto ao ingerir lácteos mesmo em pessoas sem o problema.


Foto: Getty Images Ampliar
Intolerância à lactose: problema pode ser apenas psicológico e mais fácil de ser tratado
Pesquisadores italianos relataram que algumas pessoas que acreditam ser intolerantes à lactose podem na verdade sofrer da condição psicológica conhecida como transtornos somatoformes.

No caso da verdadeira insuficiência à lactose, existe no organismo uma deficiência da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. Quem sofre do problema costuma passar por sensações de inchaço, gazes, desconforto intestinal e náuseas ao ingerir alimentos que contenham lactose – o açúcar do leite.



Os transtornos somatoformes são um conjunto de condições nas quais as dores e sintomas físicos sofridos por um indivíduo estão relacionados a fatores psicológicos.

O novo estudo mostra que algumas pessoas “não devem culpar a lactose por sintomas de intolerância à lactose”, disse o Dr. Guido Basilisco, pesquisador da unidade de gastro-enterologia do IRCCS-Ca Granda, de Milão.

Ele apresentou os resultados do estudo na última Semana das Doenças Digestivas, em Chicago.
Na pesquisa, a equipe liderada por Basilisco avaliou 102 pacientes, dos quais 77 eram mulheres, que se submeteram a um teste respiratório comumente utilizado para identificar a intolerância à lactose. Os pacientes também responderam a um questionário sobre somatização, ansiedade e depressão.



Segundo Basilisco, quem sofre de transtornos somatoformes costuma relatar diversos problemas em diferentes regiões corporais, como debilidade ou fraqueza de determinada parte do corpo, sem que a causa física possa ser encontrada.
Nem a má absorção nem a intolerância à lactose foram identificadas em 29% e 33% dos pacientes, respectivamente.

Entretanto, quando o pesquisador analisou os pacientes com o que ele chama de “somatização alterada”, ele constatou que “pacientes com somatizaçao alterada têm propensão quatro vezes maior de relatar intolerância à lactose”. Ele diz que isso mostra uma forte ligação entre as duas condições. Os participantes que se disseram intolerantes à lactose também se mostraram mais propensos à ansiedade, apesar desta ligação não ser tão relevante.

A descoberta não surpreendeu a Dra. Mary Maish, diretora de cirurgia do Centro de Transtornos do Esôfago da Universidade da Califórnia. Ela já havia observado conexões semelhantes em seus pacientes.
“É uma coisa real, eles realmente apresentam os sintomas”, disse ela. Ela diz que a maioria dos especialistas no assunto realmente acredita que muitos dos sintomas relacionados à chamada intolerância à lactose provavelmente têm maior relação com outros tipos de problemas psicológicos que não foram abordados. “É bom saber que a ciência também está por trás disso”, disse ela.

Basilisco pretende analisar porque alguns pacientes identificam a alimentação como causa de seus sintomas.

Para Maish, o estudo pode ser uma boa referência para os médicos ao conversarem com seus pacientes. Usando o mesmo para introduzir o tema, os médicos poderiam então investigar outros caminhos para ajudar na redução dos sintomas psicológicos.

Ela diz que os pacientes poderiam então focar na verdadeira raiz do problema e voltar a ingerir laticínios.
Os pesquisadores ressaltaram a importância de abordar o problema, já que não ingerir laticínios pode aumentar o risco de deficiência de cálcio e osteoporose.

Qual a diferença entre bronquite e asma?

Saiba como identificar as doenças que se confundem por atacarem as vias respiratórias

Muita gente faz confusão. Antigamente, inclusive, a asma era chamada de bronquite. Mas são duas patologias distintas, embora acometam a mesma região (vias respiratórias) e tenham sintomas parecidos.

Foto: Thinkstock/Getty Images Ampliar
O tratamento, inclusive com bombinha de ar, vai depender da identificação correta da doença
As características de cada uma, de acordo com o Manual Merck de Informação Médica, são:
Bronquite é a inflamação das vias respiratórias superiores (brônquios), causada geralmente por infecção (provocada por vírus, muito comum no inverno) e, por vezes, pela exposição a substâncias irritantes.
Os sintomas da bronquite são:
- Nariz pingando
- Irritação na garganta
- Cansaço
- Arrepios
- Dores nas costas e nos músculos
- Tosse
- Chiado no peito

Asma é uma doença caracterizada pelo afilamento das vias respiratórias, como resposta a alguns estímulos. Sua característica mais importante é a obstrução das vias respiratórias. A palavra asma vem do grego "asthma", que significa "sufocante". Trata-se de uma doença crônica que não pode ser prevenida, nem curada. No entanto, as crises podem ser evitadas quando se identificam e se evitam os fatores desencadeantes, como agentes alergênicos (ácaros, penas, pelos de animais) ou irritantes (fumo).
Os sintomas da asma são:
- Respiração sibilante
- Tosse seca
- Falta de ar


Fonte: Ministério da saúde

domingo, 15 de maio de 2011

Grávidas e idosos provocam sono profundo e repentino em passageiros de ônibus e metrô, diz estudo de insônia

     Um levantamento do instituto Nupal, o Núcleo de Pesquisas da América Latina, mostrou que 78% dos passageiros de transportes públicos são acometidos por um sono profundo e repentino toda vez que uma grávida, um deficiente físico ou um idoso se aproximam. De acordo com a pesquisa, a simples visão de alguém que tem prioridade para sentar faz com que os demais passageiros caiam no sono em menos de cinco segundos.


    O resultado do estudo gerou frustração numa empresa portuguesa de produtos para combater a insônia. A Dreams lançou um mini projetor que mostrava imagens de grávidas e idosos que deveria ser assistido na cama por quem não consegue dormir. A empresa não vendeu sequer uma unidade. “Não entendi porque a coisa funciona nos ônibus mas as pessoas não querem levar para casa”, disse o dono da Dreams, Manoel Ferreira.
 Claro que tudo isso foi apenas uma brincadeira, mas este tema bem que serviria de estudo, já que realmente ocorre nos transportes públicos do Brasil, mas se estudassem a falta de respeito e de educação destes passageiros os resultados seriam bem surpreendentes.
Usuários do Metrô de São Paulo reclamam da falta de respeito dos passageiros que não cedem lugar a deficientes, idosos e mulheres grávidas. Uma lei federal garante o direito dessas pessoas ao uso do assento preferencial, mas nem sempre isso acontece. Em algumas ocasiões, a falta de respeito termina em briga.  
É Difícil reeducar adultos, educação vem de berço e de escola. Quando você observa como aquelas mínimas gentilezas e civilidades do cotidiano estão cada vez mais raras em qualquer lugar: no ônibus, no trânsito, em qualquer lugar coletivo. Percebe que somente o EU prevalece.
É notória a falta de respeito aos idosos, deficientes e gestantes nos transportes públicos.
           Ainda que pese a falta de educação da população, é preciso criar estratégias e penalidades para que os assentos nos transportes públicos sejam priorizados realmente a essa parte da população, com maior número de assentos reservados. Ou seja, aqueles assentos são para todos, mas com prioridade para essas pessoas.
          Por que não se colocam fiscais independentes dentro dos coletivos que garantam o cumprimento dessa norma, sob pena de multas pesadas às Viações, além de auxiliar o motorista em outras situações? O cobrador nunca faz nada a esse respeito e acho que também não seria sua função. Também há casos de pessoas que nitidamente têm mais de 60 anos, velhinhas, mas, por não terem o passe, são impedidos pelo cobrador de descer no seu ponto, até pagarem. Uma crueldade que não tem o freio do poder público.                      É muito desolador o quadro de desrespeito nos coletivos aos idosos, que poderiam ser nossos pais ou avós. Depois, obriga-se à população ao rodízio, só que se esquece da precariedade desses serviços, além da falta de fiscalização quanto aos limites de velocidade, forma de condução, despreparo dos agentes de fiscalização;
Está no estatuto do idoso;         O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE
                  
      O idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, está isento do pagamento de tarifa em todas as linhas urbanas de ônibus e trólebus operados pela SP Transporte e empresas particulares permissionárias de serviço de transporte coletivo;
Todos os veículos empregados nas linhas de transporte coletivo de passageiros, no município de São Paulo, deverão ter os quatro primeiros lugares sentados, da sua parte dianteira, reservado para uso por gestantes, mulheres portando bebês ou crianças de colo, idosos e deficientes físicos.
Mas acima de tudo, o idoso tem direito ao RESPEITO
Idoso não pode sofrer discriminação de qualquer natureza;

A família, a sociedade e o Estado tem o dever de:
assegurar ao idoso os direitos de cidadania;
Assegurar sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar;
 Os idosos devem ser respeitados pelos motoristas de ônibus, que devem atender suas solicitações de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o ônibus parado;
 Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres: "Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial";


O desrespeito está ligado ao preconceito, educação, cultura e a empatia de cada cidadão; Lógico que o Estado não foge às responsabilidades, deve se comprometer com a conscientização da população, e as empresas, na fiscalização, no treinamento e qualificação dos funcionários, quem sabe assim teremos na nossa velhice um tratamento digno como manda o estatuto.

  =   


Fonte: SPTRANS

NEOFOBIA. Afinal o que é isso??

Neofobia – O medo do novo


       Medos e fobias são sinônimos que englobam uma quantidade quase infinita de objetos. Todos têm seus temores e é bom conhecê-los, mas é sempre bom ter a mente aberta para o novo.O medo daquilo que foge ao habitual é compreensível, pois o ser humano, por instinto, tende a procurar segurança e conforto. O desconhecido pode vir a abalar crenças já estabelecidas e exigir mais da capacidade individual de adaptação. Porém, quando o medo de qualquer novidade aparece de maneira excessiva e descontrolada, há uma forte possibilidade de ser uma ocorrência da doença psicológica denominada neofobia.
Existem vários aspectos de Neofobia uma delas é a Neofobia Alimentar:


O que é Neofobia Alimentar?

        Para muitos pais a alimentação da criança é sempre uma preocupação. Em muitos lares, a hora de refeição se torna um momento tenso diante da recusa dos pequenos em ingerirem alimentos nutritivos e experimentarem o que é saudável.


     Neofobia alimentar quer dizer medo de consumir alimentos novos, que de início são considerados estranhos. É mais comum em crianças com idade entre 1 e 7 anos, mas não significa que não vá acometer em adultos também.


            Muitas vezes, as crianças rejeitam os alimentos sem nem mesmo prová-los. O que os pais precisam saber é que isso não quer dizer que a criança sempre vai recusá-los. Eles poderão ser aceitos em uma outra ocasião, desde que sejam oferecidos novamente. A maturidade do paladar das crianças não acontece da noite para o dia. Portanto não se pode desistir de oferecer o alimento à criança nas primeiras recusas. Insista, mude a apresentação do alimento se for o caso.


                 Os hábitos alimentares das crianças são formados desde pequenos, e os pais são os principais colaboradores para sua formação. Os filhos tendem a optar por alimentos normalmente consumidos pelos pais e irmãos mais velhos. É preciso ressaltar que não se devem usar estratégias do tipo: “Come toda a comida que ganha sobremesa” ou “se não comer tudo, vai ficar de castigo”. Estes artifícios não vão fazer com que a criança coma o alimento porque gosta e sim porque vai ter algum benefício ou vai ser castigada se não comer. Estratégias como estas são causadoras das fobias alimentares desenvolvidas por crianças e que podem persistir durante toda a vida.


             Alguns pais tendem a acreditar na idéia de que o filho precisa comer muito para estar bem nutrido. É preciso ficar claro que a criança come menos do que os adultos e que, quando ela come uma quantidade maior do que sua capacidade gástrica, a mesma pode perder o seu controle de fome e saciedade, o que poderá gerar problemas futuros.
             Por esse motivo, é extremamente importante a educação nutricional, onde desde cedo as crianças aprenderão a importância de uma alimentação saudável e variada.
             Portanto, opte por alimentos nutritivos na mesa da família. Varie o cardápio. Tire sempre um tempo para envolver o seu filho no preparo do alimento. A criança poderá experimentar alimentos novos sem traumas se ela ajudar a prepará-los.


Fonte: Clariany Alves Correia (graduanda em Nutrição)
Mariana Braga Neves (nutricionista)

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com