quinta-feira, 30 de junho de 2011

Confiança: fator decisivo para profissionais e organizações

Pensador de ciências políticas e econômicas afirma que confiança é um componente do capital social que chega a ser mais importante que o capital financeiro da empresa.


Quando comecei a tratar de forma mais específica o tema confiança, muita gente ficou surpresa acreditando que esse era um tema sério, complexo e polêmico demais para ser discutido por uma profissional reconhecida como irreverente e expert em automotivação, felicidade e sucesso. A grande dificuldade para algumas pessoas é entender que o alicerce para os temas que eu desenvolvo é justamente a confiança. Afinal, quais são os atributos que nos remete a uma pessoa automotivada, feliz e bem-sucedida? Autoconhecimento, o reconhecimento de seus próprios talentos e a utilização deles para realizar seus sonhos e cumprir o seu propósito de vida, são apenas alguns deles, certo? Isso seria possível se ela não confiasse em si mesma.

Vivemos em um mundo competitivo, repleto de tensões, no qual tudo muda rapidamente e ninguém sabe o que nos reserva o futuro. Nesse contexto, a maioria das pessoas considera impossível confiar uma nas outras, no amanhã, no mercado, nos projetos ou no governo. Tudo isso nos faz viver em permanente estado de alerta e adotar atitudes defensivas para não ser prejudicado nem passado para trás pela concorrência. A falta de confiança se estende a colega de trabalho, governos, instituições, projetos, empresas e mudanças. Enfim, qualquer coisa que possa representar algum tipo de ameaça à nossa estabilidade ou segurança. Assim, fazemos da desconfiança a muralha que nos separa dos perigos do mundo exterior.

Surge, então, um panorama contraditório. Enquanto a desconfiança nos aconselha a ficar nos limites do conhecido, a evitar riscos e a nos fechar para os outros, o mundo de hoje – especialmente no que diz respeito à carreira profissional – requer abertura para o desconhecido, coragem para arriscar e integração com as pessoas. O perfil de profissional que as empresas desejam contratar inclui iniciativa, flexibilidade, bom relacionamento e capacidade empreendedora. Essas características são de pessoas confiantes ou desconfiadas? Por outro lado, as empresas em geral também não confiam nem inspiram confiança.

A confiança é fator decisivo no desempenho de profissionais e organizações no mundo globalizado. Falta de confiança compromete o sucesso de qualquer pessoa ou empresa. No âmbito pessoal, retrai e isola as pessoas, impedindo que experimentem e arrisquem, restringe sua expansão. Segundo o pensador de ciências políticas e econômicas, o americano Francis Fukuyama, “confiança é um componente do capital social que chega a ser mais importante que o capital financeiro da empresa”.

No mundo corporativo vem se tornando uma necessidade emergente a implantação da Gestão por Confiança (GpC). Criado pelo professor José María Gasalla esse modelo de gestão visa à criação de relações de confiança entre as pessoas nas empresas, com benefícios para a produtividade, a inovação, a competitividade e a sustentabilidade da organização. Ele é sustentado pelas atitudes, competência, transparência, compromisso, cumprimento, consistência, coerência e cumplicidade, que surgem em resposta aos desafios do mundo moderno. Ante esse cenário, confiar é o oposto daquilo que o senso comum nos aconselha a fazer – é nadar contra a corrente. E, por incrível pareça, é justamente nadando contra a corrente que podemos chegar mais rápido e com menos esforço aos nossos objetivos. Em um mundo onde reina a desconfiança, quem confia se diferencia!

Vacinação HPV - Parte II

Vacina gratuita contra HPV pode ser garantida a mulheres dos 9 aos 45 anos 


Mulheres com idade entre nove e 45 anos poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina para imunização contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que prevê projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (30). A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero.
O projeto, de iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi a exame com voto favorável da relatora, a senadora Ângela Portela (PT-RR). A matéria seguirá agora para exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde receberá decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. . Portanto, se aprovado, poderá passar diretamente a exame na Câmara dos Deputados.
Vanessa Grazziotin observa no projeto que o câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama. Citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), afirma que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano. Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem. Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar perto de R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.
No debate, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) observou que pode ser difícil assegurar a vacina a toda a população feminina, de forma imediata, em país tão grande. Porém, salientou que nada impede que a vacina comece a ser aplicada, especialmente nas regiões onde se registra a maior incidência de infecção pelo HPV.

Vacina contra HPV para adultas - Parte I

Dose é disponível só para adolescentes. Anvisa estuda estender público alvo


As mulheres entre 26 e 40 anos podem ganhar um importante aliado no combate ao HPV, um vírus transmitido pelo contato sexual, líder em infecção e principal responsável pelo câncer de colo de útero.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda liberar a aplicação da vacina contra a doença para este grupo etário. Por enquanto, o único público que tem autorização sanitária no País para receber a imunização é o de jovens do sexo feminino, de 9 a 25 anos. As doses –são três, no total, para garantir a eficácia – só são oferecidas na rede privada de saúde, por preços salgados: as três doses ultrapassam mil reais.
O pedido de ampliação de público foi feito pelo produtor da vacina, o laboratório Merck Sharp & Dohme (MSD). Segundo responsáveis pela empresa, estudos atestaram que a mesma dosagem da vacina contra o HPV aplicada em adolescentes e jovens é eficaz na mulher adulta.No total, 12 países já estão aplicando as doses nas mais velhas, entre eles Chile, Canadá e Austrália.
“Um dossiê foi encaminhado à Anvisa informando sobre a segurança de aplicação em mulheres mais velhas”, afirmou o ginecologista Nelson Vespa, responsável da MSD no Brasil pelas pesquisas com a vacina.
O especialista explica que o dossiê foi baseado nos resultados de um estudo internacional feito com 3.819 mulheres entre 24 e 45 anos, com duração de quatro anos. Ele mostrou que, também neste público, a vacina é eficaz para prevenir: a infecção persistente, as lesões de baixo grau, as lesões pré-cancerígenas de alto risco para o colo do útero, a vagina e a vulva, além de lesões genitais externas e verrugas genitais. Se a mulher nunca teve contato com nenhum tipo de vírus do HPV – são mais de 100 existentes – a eficácia de proteção é de 91%. “Atestamos também que, caso a paciente já tenha sido contaminada, a vacina auxilia em prevenir a evolução da doença”, afirma Vespa.
Além da MSD, o laboratório GSK  produz uma outra vacina contra o HPV de eficácia já confirmada pelas autoridades sanitárias. Esta imunização  também só está disponível na rede particular de saúde e para pessoas do sexo feminino entre 10 e 25 anos.
A Anvisa informou que já analisou o pedido de extensão etária  para aplicação da vacina feito pela Merck. A Agência solicitou mais informações ao fabricante. A expectativa é que a aprovação – ou não – saia ainda este ano.
Uma coleção de casos
A infecção pelo HPV é uma doença transmitida pelo sexo sem proteção, que pode afetar homens e mulheres e, se não tratada, pode evoluir para o câncer de colo de útero. Na maior parte dos casos não há sintomas. Quando ocorrem, eles são caracterizados por verrugas ou manchas brancas na área genital. O exame principal para a detecção da doença nas mulheres é o papanicolaou.
Apesar de não existir um levantamento consolidado dos casos do chamado papiloma-vírus humano (nome científico do HPV) no País, os médicos estimam que a doença já afetou – ou vai afetar – 75% da população sexualmente ativa do País. Um estudo recém publicado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo avaliou os 56.803 casos de DSTs notificados entre janeiro de 2007 e junho de 2009 e constatou que uma em cada três registros era relacionado ao HPV (32,6%).
As projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca) também reforçam a perigosa disseminação do papiloma-vírus humano. Até o final deste ano, o Brasil vai acumular 18.430 novos casos de câncer de cólo de útero. Ele é o segundo tipo de câncer que mais mata a população feminina, atrás apenas da neoplasia de mamas.
Vacinas na rede pública
A perigosa disseminação de casos de HPV fez com que um grupo de especialistas de reunisse para estudar a implantação da vacina no calendário público de imunização. No ano passado, por meio de verba repassada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, foi implantado o primeiro Instituto Nacional de Pesquisa em HPV.
Uma das missões da entidade é mapear a prevalência da doença entre os brasileiros e brasileiras e traçar estratégias para garantir as doses gratuitas. “Essa é uma meta muito importante para o Instituto do HPV, mas que ainda não foi abordada na prática. Nos próximos meses, esperamos determinar ações para disparar projetos que discutam a implantação das vacinas profiláticas contra o HPV na rede pública”, afirma a médica Luisa Lina Villa, diretora do Instituto e também pesquisadora do Instituto Internacional Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.
O Ministério da Saúde, o Inca e representantes dos departamentos de imunização de todo País também formaram uma câmara técnica para discutir a adoção da vacina na rede pública. O último posicionamento, afirmou o Inca, reconheceu a importância da vacinação gratuita – em especial para o público adolescente – mas alega que primeiro é preciso ter noção mais clara sobre a incidência do vírus HPV no Brasil.
Isso porque as vacinas existentes só protegem contra quatro dos mais de 100 tipos de vírus HPV. Ainda que os contemplados pela imunização sejam os mais comuns, não há um estudo sobre qual deles é o que mais circula no Brasil. Outra limitação apontada pelas autoridades brasileiras é o custo das doses.
“A introdução da vacina na rede pública significaria um impacto de R$1,857 bilhão, apenas para cobertura da faixa etária de 11 a 12 anos. Como comparação, ressalta-se que o orçamento do Programa Nacional de Imunização é de R$ 750 milhões/ano”, afirma o grupo em documento.
Enquanto a vacina não entra no calendário público, ela pode ser adquirida na rede privada. Apesar disso os especialistas ressaltam que a melhor forma de prevenção ainda é o uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Veja algumas clínicas privadas que oferecem a vacina*

São Paulo (São Paulo)
Clinivac Imunizações
Tel.: (11) 3845-1655
Preço: R$ 380 a dose
IMUNE Vacinações
Tel.: (11) 5051-5259
Preço: R$ 380 a dose
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Kinder Clínica
Tel.: (21) 2521-5777
Preço: R$ 390 a dose
Espírito Santo (Vitória)Centro de Vacinação da Praia
Tel.: (27) 3235-9090
Preço: R$ 380 a dose
Minas Gerais (Belo Horizonte)Instituto H. Pardini
Tel.: (31) 3228-6200
Preço: R$ 380 a dose
Rio Grande do Sul (Porto Alegre)Hospital Moinhos de Vento
Tel.: (51) 3314-3434
Preço: R$ 475 a dose

Santa Catarina (Joinville)Clínica Bambini
Tel.: (47) 3423-2000
Preço: R$ 380 a dose
Pará (Belém)CLIMEP
Tel.: (91) 3181-1644
Preço: R$ 1.077 as três doses
Bahia (Salvador)Clínica Seimi
Tel.: (71) 3352-8233
Preço: R$ 399 a dose
Paraíba (João Pessoa)Alergomed
Tel.: (83) 3222-7790
Preço: R$ 390 a dose

É lamentável , mas infelizmente é verdade...

São Leopoldo tem um dos menores índices de analfabetismo e de mendicância do país, talvez por causa de homens como este!

EMPRESÁRIO DE SÃO LEOPOLDO



Silvino Geremia é empresário em São Leopoldo,



Estado do Rio Grande do Sul.



Eis o seu desabafo, publicado na revista EXAME:

"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em Educação é contra a lei .

Vocês não acreditam?

Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa.

Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.

Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo.

Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.

Este ano, um fiscal do INSS visitou a nossa empresa e entendeu que Educação é Salário Indireto.

Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.

Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?

Eu honestamente acho que não.

Por isso recorri à Justiça.

Não é pelo valor em si , é porque acho essa tributação um atentado.

Estou revoltado.

Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.

O Estado brasileiro está completamente falido.

Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico.

A Constituição diz que educação é direito do cidadão e um dever do Estado.

E quem é o Estado?

Somos todos nós.

Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários.

Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado.

Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz.

Se essa moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar..

Não temos mais tempo a perder.

As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas.

A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.

Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz.

E vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum.

Eu Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo.

Somente consegui completar o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica.

Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo.

Eu precisava fazer minha empresa crescer.

Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar.

Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo.

A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade.

O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais.

Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe.

Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça.

Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer...

E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade.

O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na nossa Empresa Geremia.

No mínimo, ele trabalhará mais feliz.

Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz.

Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados.

Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado Duas Mercedes.

Teria mandado dinheiro para fora do País e não estaria me incomodando com essas leis absurdas .

Mas infelizmente não consigo fazer isso.

Eu sou um teimoso.

No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta.

Quem vai fazer no seu lugar?

Até agora, tem sido a iniciativa privada.

Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o mesmo tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado.

As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais.

Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários.

Não é o meu objetivo.

Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso:

as pessoas.

Eu sou mesmo teimoso!...

Não tem jeito..

Silvino Geremia

A cultura de um povo é sua imagem no mundo


Nos recentes terremoto e tsunami que atingiram a costa nordeste do Japão em 11/03/2011:

1 - A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que havia perdido tudo. A tristeza por si só já bastava.
 
2 - A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.
 
3 - A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas a maioria não caiu.
 
4 - A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.
 
5 - A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.
 
6 - O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados já que inevitavelmente irão morrer de câncer?
 
7 - A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
 
8 - O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.
 
9 - A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.
 
10 - A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.
NENHUM ARRASTÃO PARA ROUBAR O COMÉRCIO.

 
A passagem do tempo para esse povo é uma conquista e não uma perda.
Aprender a viver dignamente é uma das coisas que não dá para deixar para depois.
Será coincidência este comportamento num povo que valoriza o papel do Professor / Mestre na sociedade?
É claro que não

A importância de cuidar dos dentes em diferentes etapas da vida

Os dentes não se mantêm iguais ao longo do tempo. Cada fase da vida exige cuidados específicos. Saiba quais são.

Crianças, adolescentes, adultas, grávidas e idosos têm necessidades diferentes. Descubra os cuidados que são mais adequados ao seu perfil.

Adolescência

Como é que os adolescentes podem manter os dentes brilhantes e saudáveis?
A melhor maneira dos adolescentes manterem um sorriso bonito e dentes saudáveis é preservarem os bons hábitos orais iniciados durante a infância. Assim, é importante que:
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada, para remover a placa bacteriana e proteger os dentes dos agentes desmineralizantes; 
  • Use o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e junto da linha gengival;
  • Limite a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas (especialmente bolachas, cereais com açúcar, pão achocolatado, caramelos, rebuçados, refrigerantes, etc.);
  • A ingestão de bebidas gaseficadas deve ser através de “palhinhas”, para que não se promova erosões dentárias;
  • Visite o profissional de saúde oral regularmente para prevenir precocemente qualquer tipo de distúrbio oral e minimizar os impactos;
  • Nesta fase da vida tornam-se particularmente importantes aspectos relacionados com a auto-estima e estética oro-dentária, daí que um crescente número de jovens adira a correcções ortodônticas. Durante esse tratamento assume também particular importância a higiene oral dos aparelhos ortodônticos;
  • Outro aspecto importante será a associação de hábitos que podem de forma irreversível comprometer o estado de saúde oral, nomeadamente o consumo de tabaco, álcool, drogas ou, mais recentemente, o recurso a piercings orais e periorais.
Desta maneira pode ajudar os dentes a durarem toda a vida. Uma boca saudável fá-lo-á sentir-se bem. Também lhe confere um hálito fresco e um sorriso bonito.

Ortodontia: muitas crianças e adolescentes precisam de tratamento ortodôntico para corrigir o apinhamento dentário, dentes mal posicionados ou um mau alinhamento dos maxilares.
Os dentes que não estão posicionados correctamente são mais difíceis de escovar, têm mais probabilidades de serem afectados por lesões de cárie e perdidos precocemente, bem como podem causar distúrbios devido a uma maior sobrecarga sobre os músculos mastigadores.
Para a avaliação das necessidades de tratamento ortodôntico deverá o adolescente recorrer a consulta especializada de medicina dentária e, perante um conjunto de exames clínicos e fotográficos, será possível determinar se esse jovem precisa de aparelho ortodôntico e que tipo de tratamento será o mais adequado.

Protectores orais: se pratica desporto, os protectores orais são imprescindíveis para proteger o seu sorriso. Estes dispositivos devem cobrir os dentes e estão indicados para protegê-los contra os traumatismos, cortes laterais e outros danos na boca.
Estes dispositivos devem ser confeccionados em função do formato da boca, o que obriga a realização de moldes durante consulta dentária.

Nutrição: desempenha um papel importante na sua saúde oral. Os açúcares e os hidratos de carbono existentes em muitos alimentos e bebidas suportam a formação da placa bacteriana que destrói o esmalte dos dentes. Limite a quantidade de alimentos e bebidas que contêm açúcares e hidratos de carbono, porque os seus dentes são atacados por ácidos por eles formados.

Fazer uma dieta que contenha os cinco grupos alimentares, distribuídos equilibradamente, pode trazer uma grande diferença à sua saúde oral. Para as pequenas refeições ou lanches, escolha alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurte natural, leite ou fruta.

Disfunções na alimentação: bulimia (vómito depois de ingerir comida) e anorexia (um medo desordenado de ganhar peso, frequentemente resultando no vómito) são desordens muito sérias que afectam directamente os dentes por erosão do esmalte dentário, pelo facto de o vómito ter um conteúdo ácido.
O seu médico dentista pode corrigir um esmalte dentário deteriorado, mas deve tratar estas desordens na alimentação mediante apoio psicológico sobre a preservação da imagem e autocontrolo. Se acha que tem, ou pode vir a ter, alguma disfunção alimentar, fale com o seu médico.

Fumar: se não fuma, não comece. Juntamente com outros problemas de saúde, o tabaco mancha os dentes e gengivas. Fumar, a longo prazo, aumenta o risco de desenvolvimento de cancro oral e de doenças gengivais.

Se fuma, deve ter particular atenção ao estado da sua boca, dentes e lábios. Submeta-se regularmente a consulta de medicina dentária e obtenha informação sobre a detecção de algum problema oral.

O que fazer para manter os dentes brilhantes?
As destartarizações realizadas pelo dentista ou higienista conseguem remover a maior parte da pigmentação ou das manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de uma pasta dentífrica branqueadora pode, também, ajudar a remover estas manchas entre as visitas ao profissional de saúde oral. Contudo, como contém abrasivos, quando usadas continuamente, podem danificar os dentes. A pigmentação interna pode ser tratada através de técnicas de branqueamento, de restaurações estéticas ou através de prótese fixa (coroas ou facetas).
Qualquer um destes tratamentos é seguro e eficaz, mas é o seu dentista quem lhe vai recomendar qual o mais apropriado para si, tendo em conta o estado dos seus dentes e os resultados que deseja obter.

Idade adulta

Qual é melhor forma de cuidar dos dentes em adulto?
A chave para manter um sorriso brilhante e saudável ao longo da vida adulta é praticar uma correcta higiene oral. Ao longo da sua vida adulta, é importante continuar a:
  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada para remover a placa bacteriana e protecção da desmineralização.
  • Usar o fio dentário (ou escovilhões, caso os espaços entre os dentes sejam largos) diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e junto à linha gengival, antes que esta mineralize e se transforme em tártaro.
  • Limitar a ingestão de alimentos açucarados ou com hidratos de carbono, especialmente alimentos muito adesivos aos dentes. Quanto mais lanches fizer entre as refeições, durante mais tempo haverá contacto dos ácidos com o esmalte dos seus dentes.
Alguns estudos têm associado problemas orais nos adultos com a ocorrência de enfartes agudos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. Assim, deve visitar o profissional de saúde oral regularmente.

Quais os principais cuidados a ter com os dentes na fase adulta da vida?
Mesmo que escove e use o fio dentário regularmente, pode ter de enfrentar alguns distúrbios relacionados com o estado da sua saúde oral durante a idade adulta. Felizmente, o profissional de saúde oral pode ajudá-lo a enfrentar estes desafios com bastante sucesso. Lembre-se de aspectos tão importantes como:
  • As doenças gengivais iniciam-se com a gengivite, que é reversível. Os sintomas da gengivite incluem a gengiva avermelhada, inchada ou edemaciada, com tendência para sangrar.
  • Se verificar alguns destes sinais, visite o profissional de saúde oral antes que se desenvolvam problemas mais sérios. Um estado mais avançado de doença gengival pode conduzir à perda de dentes.
  • As cáries dentárias junto de restaurações (chamadas cáries recidivas) e as cáries radiculares tornam-se mais comuns à medida que envelhecemos. Por isso, é muito importante escovar os dentes com uma pasta dentífrica fluoretada, usar o fio dentário diariamente e visitar o profissional de saúde oral regularmente.
  • A sensibilidade dentária pode ser um problema crescente à medida que se envelhece. As gengivas podem sofrer recessões ao longo dos anos devido a experiências anteriores com a doença periodontal, expondo áreas dos dentes que não estão protegidas pelo esmalte. Por outro lado, o desgaste do esmalte pode criar áreas particularmente sensíveis à dor pela ingestão de alimentos ou bebidas frias ou quentes. Se tem sensibilidade dentária, deve visitar o seu médico dentista, porque a sensibilidade pode ser um indicador de um problema mais sério.
  • Os dentes perdidos devem ser substituídos por dispositivos protéticos o mais rapidamente possível, de forma a evitar alterações consequentes à perda dentária.
  • Os implantes dentários substituem um ou mais dentes ou são usados para suportarem próteses totais ou parciais. Consulte o seu dentista para saber se os implantes dentários são a melhor solução para si, no caso de ter perda de dentes.
Que efeitos tem a dieta na saúde oral?
Além de afectar grandemente o seu bem-estar geral, uma alimentação correcta é necessária para ter dentes e gengivas saudáveis. Fazer uma alimentação equilibrada oferece aos tecidos dos seus dentes e gengivas os nutrientes e minerais mais importantes que eles precisam para se manterem fortes e resistentes a infecções que podem contribuir para a doença gengival. Além disso, os alimentos mais duros e fibrosos, como as frutas e os vegetais, ajudam a manter as suas gengivas e os dentes limpos, porque durante a mastigação promovem uma acção de auto-limpeza, não substituindo, no entanto, a escovagem dentária após as principais refeições.
Por outro lado, os alimentos moles e muito adesivos tendem a manter-se nas fissuras e entre os dentes, promovendo a acumulação de placa bacteriana.

Gravidez

A saúde oral tem efeitos na gravidez?
Estudos recentes associam uma ligação entre as doenças gengivais e os partos prematuros e o nascimento de crianças com baixo peso (<2.500 g).
Assim, as mulheres, antes de planearem engravidar, devem ter uma consulta de medicina dentária para avaliarem o seu estado de saúde oral e submeterem-se a tratamentos (quando necessários). Deste modo poder-se-á evitar que grávidas com doença gengival corram o risco do seu bebé nascer mais cedo e mais pequeno.
São necessárias ainda mais pesquisas para confirmar de que forma a doença gengival afecta a gravidez, mas, aparentemente, desencadeia o aumento dos níveis e fluidos biológicos que induzem o parto.
O conceito muito difundido que durante a formação dos ossos do bebé é retirado o cálcio dos dentes da mãe está profundamente errado. No entanto, algumas lesões de cárie que surgem durante e após a gravidez estão relacionadas com lesões de cárie que não foram detectadas e tratadas precocemente, bem como alterações hormonais que podem induzir alterações do metabolismo e da acção da saliva sobre a boca e dentes.
Por tudo isto, o melhor conselho para uma mulher que pensa engravidar é visitar o profissional de saúde oral para uma consulta de rotina e tratar qualquer problema oral antes de ficar grávida.

A gravidez tem efeitos na saúde oral?
As alterações fisiológicas que normalmente ocorrem durante a gravidez, nomeadamente as provocadas por alterações hormonais, podem desencadear alterações na saúde oral das grávidas, que na sua maioria regridem após o parto.

Que problemas orais podem desenvolver-se durante a gravidez?
Estudos recentes mostram que muitas grávidas apresentam epúlide gravídica ou tumor gravídico. Quando a placa bacteriana se acumula nos dentes e gengivas surge um tumor, com compromisso estético e que frequentemente sangra durante a mastigação e escovagem.
Maioritariamente este tipo de tumor desaparece após o parto, não havendo necessidade de recorrer a cirurgia. Noutras vezes será necessário recorrer a cirurgia, durante a gravidez, para remoção desse tecido. Pode acontecer que este tipo de lesões volte a surgir no mesmo local após a sua remoção cirúrgica.
A gengivite gravídica ocorre mais frequentemente durante a gravidez, devido a alterações hormonais que desencadeiam a reacção das gengivas aos produtos inflamatórios da placa bacteriana. Contudo, é a placa bacteriana (e não as hormonas) a principal causa da gengivite.
Manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, vai ajudar a reduzir drasticamente - ou mesmo a prevenir - a gengivite durante a gravidez. Substituir os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos, será também melhor para os seus dentes.


Saúde oral na velhice

Uma boa higiene oral e alguns cuidados básicos podem garantir-lhe dentes e gengivas saudáveis uma vida inteira.
Como posso manter uma boa saúde oral na terceira idade?
Independentemente da idade que tem, se fizer uma boa higiene oral, escovando os dentes pelo menos duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada, usando o fio dentário ou outro meio de remoção da placa bacteriana interdentária diariamente, os dentes podem e devem durar toda a vida.

As visitas regulares ao profissional de saúde oral também são muito importantes, pois permitem o diagnóstico precoce de qualquer problema que surja.
Por vezes, devido a perda de peças dentárias, muitos indivíduos utilizam próteses dentárias. Nesses casos, são essenciais cuidados de limpeza da(s) prótese(s). Estas devem ser escovadas diariamente com uma escova própria para o efeito. Também existem soluções no mercado próprias para a limpeza das próteses.


Que cuidados de saúde oral devo ter em conta enquanto idoso?
Mesmo que escove e use o fio dentário (ou escovilhões) regularmente, o idoso poderá deparar-se com alguns problemas de saúde oral.
No caso de usar próteses dentárias deve prestar especial atenção ao desgaste das mesmas e ao seu ajuste na boca.
Alguns medicamentos podem induzir alterações da quantidade e qualidade da saliva e provocar alterações no estado de saúde oral. Assim, caso sinta ardor ou secura da boca, deve contactar imediatamente o profissional de saúde.
Felizmente, os profissionais de saúde podem ajudá-lo a ultrapassar estes problemas com grande sucesso. Tome nota de algumas situações:

Cáries radiculares: quando existe recessão gengival, as raízes dos dentes podem ficar expostas, ficando mais susceptíveis à cárie dentária. Como os idosos apresentam uma maior predisposição para recessões gengivais, para manter uma boa higiene oral é fundamental usar uma pasta dentífrica fluoretada.

A boca seca é um problema comum nos idosos e pode ser causado por medicação ou por certas doenças. O seu profissional de saúde pode dar-lhe indicações para restabelecer a humidificação da sua boca, assim como recomendar tratamentos ou medicamentos que ajudem a prevenir os problemas associados à boca seca.

A diabetes, as doenças cardíacas ou o cancro, entre outras doenças, podem afectar a sua saúde oral. Certifique-se de que o profissional de saúde oral está a par dos seus problemas de saúde, de modo a que possa perceber toda a situação e ajudá-lo a ter cuidados específicos com a saúde oral.

As próteses removíveis podem ser muito úteis aos idosos, mas requerem cuidados especiais, quer na sua utilização, quer na sua higienização. Siga cuidadosamente as instruções dadas pelo seu profissional de saúde oral e avise-o se surgirem problemas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Concurso Aberto INSS – Instituto Nacional de Seguro Social

O INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, irá abrir inscrições para Concurso Público destinado ao provimento de vagas de seu quadro de pessoal.

O concurso previsto do INSS vai oferecer 2.500 vagas, para os cargos de Técnico, Analista e Perito, para nível médio e superior e com inscrições que serão realizadas provavelmente na data de Julho/2011.
O concurso público constará de provas Objetivas.
As provas para o concurso previsto serão realizadas em locais e horários que serão divulgados no site da organizadora.
No último concurso, realizado em 2008, o organizador do concurso foi o Cespe/UnB, onde foram oferecidas 1.400 vagas para técnico (nível médio) e 600 para analista do seguro social (nível superior). E durante a validade do concurso, mais mil aprovados foram chamados (dentre estes, 700 técnico e 300 analistas). Na ocasião, foram realizadas provas objetivas com 130 questões, 30 de conhecimentos básicos, 30 de complementares e 70 de conhecimentos específicos para quase todos os cargos, exceto Direito.




Concurso Público de Quatá (SP) 2011 – diversas vagas

A Prefeitura Municipal de Quatá, em São Paulo, lançou concurso oferecendo diversas vagas de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 672,45 a R$ 10.000,00. São chances para Agente de Saneamento, Arquiteto, Assessor de Imprensa, Assistente Social (30h), Auxiliar de Consultório Dentário, Costureira, Dentista (20h), Eletricista, Enfermeiro (30h), Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, [...]
Analista de Promotoria I (Assistente Social)
Local:Araçatuba / Bauru/ Campinas/ França/Piracicaba/ Presidente Prudente/ Ribeirão Preto/ Santos - SP
Data: 11 / 06 / 11 
Tipo de Evento: Concurso Público
Empresa/Instituição: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Carga Horária: 30 horas semanais
Salário: R$3.902,86 
Maiores Informações: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/ministerio-publico-sp-101-vagas
Observações: Taxa de inscrição: R$ 70,00 Número de vagas: 01 para cada cidade (Araçatuba / Bauru/ Campinas/ França/Piracicaba/ Presidente Prudente/ Ribeirão Preto/ Santos/ São José do Rio Preto/ Sorocaba/ Taubaté/ Vale do Ribeira) Requisitos: Ensino superior completo em Serviço Social e registro no CRESS. Período de 06/06/2011 a 08/07/2011. As provas objetivas estão previstas para o dia 31 de julho de 2011 

Português tem sido principal barreira para estudantes conseguirem estágio


De cada dez estudantes de jornalismo, por exemplo, sete são reprovados por erros de ortografia e dificuldade em elaborar uma redação.


No primeiro semestre de 2011, foram abertas mais de 200 mil vagas de estágio em todo o Brasil. Poderia ser uma notícia ótima, mas ela acabou revelando um problema sério no nosso sistema educacional.
Universitários, candidatos a uma vaga de estágio, fizeram um ditado com 30 palavras. A maioria errou pelo menos um terço delas. Em uma empresa de recrutamento, não tem sido fácil encontrar alguém que preencha os requisitos básicos.
“Tem uma vaga que a gente está com ela aberta há três meses aqui em Belo Horizonte. De cerca de 80 candidatos, quatro chegaram à final”, afirma a psicóloga e analista de RH Vanessa Ramos.
O levantamento de uma das maiores empresas de seleção de estagiários do país revela que o português tem sido a principal barreira para os universitários conseguirem uma vaga. De cada dez estudantes de jornalismo, por exemplo, sete são reprovados por erros de ortografia e dificuldade em elaborar uma redação.
Gabriela Bisotto está no quinto período de jornalismo. Já se inscreveu em vários processos seletivos para estágio. Fez quatro entrevistas e na hora do português: “Eu levei um susto. Não imaginava. Eu pensei que o que fosse ser o diferencial fosse meu inglês, a língua que eu tenho extra, mas eu vi que o português é um diferencial e é complicado”.
Para quem não tem muita intimidade com o nosso idioma, os professores dizem que é preciso disciplina: “Tem que começar por um assunto que te interessa. Se você gosta de carro, vai lá, lê revista sobre carro, livros que falem de carros, de corredores. A primeira coisa é a gente achar um assunto que tem a ver com a gente. Porque, se você pega um assunto que alguém mandou você ler e você tem obrigação de fazer uma prova sobre ele depois, essa leitura vai ficar fatalmente ruim”, explica Carla Viana Coscareli, professora Faculdade de Letras da UFMG.
“Você pode fazer um exercício de ver um filme, começar a contar o filme, a descrever o filme, a fazer comentários sobre o filme. Pode ouvir uma música escreve sobre a música, faz um comentário sobre a música”, sugere Maria do Carmo Viegas, professora de língua portuguesa da UFMG.
No primeiro período de Marketing, Israel Washington Ferreira já garantiu um estágio. Oportunidade conquistada graças a um hábito: “Eu leio dentro do ônibus ou leio quando eu estou em casa”, conta.
“Português é a língua que a gente fala, língua que a gente dominam então ela não é tão difícil. A gente tem que ficar mais atento a umas coisinhas do português padrão que a gente não costuma usar na oralidade, mas isso não é nada impossível”, explica Carla Viana Coscareli.
Fonte: Jornal Nacional

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com