terça-feira, 9 de agosto de 2011

De vez em quando há coisas bonitas que valem a pena partilhar. NÃO BASTA APAGAR O FOGO....


Essa é uma das imagens mais lindas que já vi. Olha a troca: olhar, gesto....maravilhoso! O universo é um, não importa se somos um monte de pessoas que forma a espécie (animal) humana. vegetal, ... Somos poeira do mesmo sistema, do mesmo universo, não somos nem mais nem menos. O que nos faz maior ou menor é isso, esse gesto lindo que vem da chama divina que cada um possui mais ou menos acesa (alguns esquecem ou desconhecem que a possuem) dentro de si.


 
Foto da frente de combate ao incêndio que devastou a Austrália.
"Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação.."

Fonte: Valmir Pinheiro ( amigo)

Vidraças Quebradas

Quando nos deparamos com um presídio na paisagem do caminho percorrido, encara-se uma situação incomoda e desumana, um aspecto frio e deprimente
Pensamos o que poderia ser feito para mudar isso, um conflito interno nos consome, o Brasil tem um índice gritante de desigualdade, somos um país ex-colônia, ex- escravatura, e ainda muito mais muito, preconceituoso.
Observamos as diferenças, ao caminhar por uma avenida qualquer, de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, de um lado existem paisagens de casas lindas, mansões, carros caros na garagem gente bonita e elegante e do outro lado favelas, barracos, lixo, falta de saneamento básico, crianças descalças a beira dos córregos, mães gritando palavrões, pais no bar fumando e bebendo. Um cenário expressivamente desigual.
Mas de onde vem esta desigualdade?
Segundo o Profº Fernando de Questão de Gênero, Raça e Etnia da Universidade Ítalo Brasileiro, todos têm as quatro opções de caminho na vida, da Educação, do Trabalho, do Mundo futebolístico ou Artístico e o Crime, quando falamos de um negro, pobre, ele tenta a educação, mas se depara com a falta de vagas nas escolas, um educador que não o incentiva por ser negro, o considera incapaz, sem estudo e conhecimento ele cai no trabalho braçal que é mal remunerado, ignorado pelo mercado de trabalho enriquecedor, se houver sorte e talento a terceira opção é válida, caso contrário ele prefere a última opção, já que na sua rude fantasia é um caminho rápido para a riqueza.
Para a professora de sociologia econômica da Faculdade de Economia e Administração da USP, Ana Maria Bianchi, "quando há riqueza e opulência convivendo com a miséria, aumenta o sentimento de privação do indivíduo, levando-o à violência".
A sociedade exige o sucesso e a ascensão de seus membros, mas não oferece oportunidades, levando as pessoas a buscarem isso de forma ilegal, perigosa e abusiva. Muitos culpam o Estado, sim ele tem lá seu grau de responsabilidade, mas a sociedade e impiedosa e cruel.
A constatação completa-se quando se observa países com melhor distribuição de riqueza, como a França, Inglaterra ou o Japão. Todos têm baixa criminalidade
O nível de desigualdade social é uma das poucas causas da criminalidade que podem ser quantificadas, por estatísticas sobre homicídios. Mas o fato é que as cidades mais violentas do planeta têm como característica comum a desigualdade acentuada entre ricos e pobres. Pelas estatísticas, nos países onde não há grandes diferenças sociais, mesmo que seja muito pobre, a criminalidade é baixa. Não podemos ignorar que esta desigualdade começa em casa, quando a mãe diz que o menino não pode chorar e não pode ser fraco, quando o pai diz que o torcedor do outro time tem que morrer, que a menina tem que cuidar da casa, que pobre tem que casar com pobre e rico com rico,esta definição cultural se apropria da mente humana, fazendo parte do seu desenvolvimento a vida toda.
O elevado nível de desemprego nas famílias que têm mais do que um membro desempregado recorrem por vezes a atos criminosos para conseguirem superar as dificuldades que a vida lhes traz.
Diferenças étnicas e culturais a cor da pele, as diferentes opiniões, os diferentes valores, as diferentes culturas, entre muitas outras coisas muitas vezes servem de pretexto para uma atitude violenta ou para atos criminosos.
O ambiente em que a pessoa está inserida e os valores que lhe são transmitidos influenciam por vezes o modo como ela age. Uma pessoa habituada a assistir e por vezes a ser envolvida em situações de conflito torna-se mais receptível á violência, amigos e colegas pouco saudáveis as “más influências” que alguns jovens exercem sobre outros e o “bulling” são as principais causas das atitudes criminosas praticadas pelos jovens.
Fatores de personalidade e motivacionais- Cada pessoa é diferente, tem personalidades diferentes e, por isso, reage de forma diferente a uma mesma situação. Por esta razão, há pessoas mais ou menos agressivas do que outras umas que superam as dificuldades melhor ou pior do que outras e umas que são mais ou menos influenciáveis que outras.

As causas que levam à criminalidade são variadas, mas todas elas estão diretamente relacionadas com o indivíduo e a sua formação.
Por tanto devemos analisar onde estão às vidraças quebradas e por se quebraram, não simplesmente dizer que estão feias quebradas e nos afastar porque podemos nos cortar com seus cacos de vidros, cada vidraça tem sua história de vida, um caminho árduo de sobrevivência.

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com