sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mulher espanca cãozinho até a morte


Filho da proprietária do cão assiste as cenas de violência, mulher chutou, agrediu com balde e arremessou animal no ar. Mulher agride cachorro com balde, chuta e o arremessa no ar em frente ao filho de 3 anos.


A enfermeira C.C.A.M, de 22 anos, suspeita de espancar um cachorro da raça yorkshire vai responder na Justiça por crime de maus tratos e tortura psicológica de incapaz. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (16) pela Polícia Civil de Goiás, e o inquérito, instaurado pela 11ª Delegacia Regional de Formosa, será concluído na próxima semana. A enfermeira foi filmada espancando várias vezes o cãozinho no interior do apartamento onde mora, na cidade de Formosa.

Um dos vizinhos filmou a agressão. E as imagens, divulgadas pela internet, geraram uma onda de protestos, com milhares de manifestações. O cãozinho morreu e a polícia, que está ouvindo testemunhas, parentes e vizinhos da enfermeira, ainda não descobriu como e onde o animal foi descartado. Mesmo assim, estabeleceu a data do crime como sendo 23 de novembro. De acordo com fontes da Polícia Civil, a ordem de 'severidade' no caso foi dada pela delegada-geral Adriana Accorsi. Ela se encontra, ainda nesta sexta-feira (16), com o procurador geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres. O MPE, que anunciou abertura de investigação, pretende tratar do caso conjuntamente.

'No momento, estamos ouvindo testemunhas do caso', disse o delegado Carlos Firmino Dantas', de Formosa. Ele já ouviu vizinhos da enfermeira e investigou denúncias anônimas. Porém, o que mais chamou atenção, nos últimos dias, está no vídeo divulgado no Youtube. Nas cenas, a enfermeira aparece com roupas de cores diferentes, o que levou a policia a acreditar que as agressões ao yorkshire ocorreram várias vezes seguidas.

Outro fato, considerado gravíssimo, é que o filho caçula da enfermeira, de dois anos de idade, foi filmado próximo da mãe e assistindo ao espancamento do cãozinho - o que está sendo considerado pela policia um crime de tortura psicológica de incapaz. A acusada tem dois filhos, é enfermeira, mora em Goiânia e trabalha em Formosa. Policiais em Goiânia e em Formosa tentaram localizar a mulher para notificá-la sobre novo depoimento no inquérito, enquanto a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), em Goiânia, também estuda abertura de inquérito contra ela.

Nos primeiros chutes que a mulher aplica no cachorro, a criança tenta abraça-lo, mas a selvageria continua e a mulher o pega pelo pescoço e arremessa para o lado oposto. Na terceira vez em que o cachorro é jogado, ao cair no chão tenta se levantar mas não consegue e se debate no chão.

Segundo o artigo 32 da Lei Federal N° 9.605/98, é considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticado, nativo ou exótico e a pena é de detenção de três meses a um ano e pagamento de multa. A Pena é aumentada em um terço em caso de morte do animal.

Como assistente social, me desampara ver cenas como esta, mesmo que meus olhos olhem não quero enxergar, as lágrimas caem involuntariamente, ardentes de dor e desespero, me digam como posso acreditar nos homens? Quando se vê imagens de crueldade, insanidade, uma mãe, mulher, esposa e pior uma enfermeira, formada sobre juramento da ética profissional, posta a salvar vidas.

É assustador meus caros amigos, cai por terra nossa salvação, o que levou esta mulher a cometer um ato monstruoso como este,  que segurança tem esta criança de 2 anos nas mãos dela?

Oro a Deus que ilumine a alma deste ser, que possa pedir perdão a este pobre cãozinho, inocente, desarmado, desprotegido.

Quem filmou esta crueldade, passa a ser cúmplice, pois deveria ter denunciado na hora, chamado a polícia, e talvez salvo uma pequena e indefesa vida. Reflita!

O cãozinho espancado era da raça  Yorkshire
quem agride até a morte uma fofura desta é capaz que mais? Isso me faz repensar no valor de uma vida.

Salmos 74:20
“Atende a tua aliança; pois os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de crueldade.”

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vacinar é prevenir


Seu animal de estimação merece esse cuidado. Leve-o para tomar a vacina anti-rábica gratuitamente em qualquer um dos postos do CCZ.

Vacinação
A cidade de São Paulo mantém-se livre da raiva no homem desde 1981 e em cães e gatos desde 1983. Para continuar mantendo a cidade livre deste problema, é muito importante vacinar anualmente cães e gatos.
Os gatos, pelas suas características de caça e maior acesso às ruas sem supervisão, ficam mais expostos a contato com espécies silvestres, como os morcegos, que tem papel importante na transmissão da raiva. Por isso, merecem atenção especial na manutenção da vacina contra raiva atualizada.

Seu animal merece esse cuidado

Leve-o para tomar vacina antirrábica gratuitamente num dos postos de vacinação da Prefeitura de São Paulo. Consulte os endereços
Donos responsáveis devem levar seus cães ou gatos para serem vacinados, o que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.
Vale lembrar que para a saúde de seu animal outras vacinas e medidas são indicadas. Visite as informações sobre "Cuidados".

Campanha de vacinação

As vacinas são muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. É indispensável que cães e gatos sejam vacinados anualmente contra a raiva. Este ano a vacinação foi suspensa em muitas cidades por causa do episódio desagradável na campanha do ano passado onde ocorreram muitas mortes de cães e gatos por reações da vacina.
Todos os cães ou gatos acima de 3 meses de idade devem tomar a vacina contra raiva, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Ao vacinar o animal, o proprietário recebe um comprovante de vacinação, que é válido por 1 ano.
Raiva, é uma enfermidade que leva à morte todas as pessoas e animais que adoecem. È causada pelo vírus rábico, transmitida pela saliva infectada através da mordedura ou arranhadura de cães, gatos, morcegos, e vários animais silvestres, como macacos, raposas, infectados pelo vírus. Sua prevenção se dá por meio da vacinação.
No dia da vacinação recomenda-se Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.

Crianças não devem levar os animais para vacinar.

Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.
Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que evitar fuga ou acidentes.
Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

Sobre a vacinação:

As seringas e agulhas são descartáveis.
A vacinação é gratuita.
Lembre-se: Quem ama cuida.
Cuidados
Para proteger contra raiva, a Prefeitura disponibiliza a vacinação gratuita. As campanhas acontecem sempre em agosto e existem postos permanentes que vacinam o ano todo.

ENDEREÇOS DE POSTOS FIXOS

Butantã – Av. Caxingui, 656 – Fone: 3721-7698
Cidade Ademar – Rua Maria Cuofono Salzano, 185 – Fone: 5675-4224
Ermelino Matarazzo – Av. São Miguel, 5.977 – Fone: 2042-6018
Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo, 280 – Fone: 2553-2833
Itaim Paulista – Rua Ererê, 260 – Fone: 2053-2027
Mooca – Rua dos Trilhos, 869 – Fone: 2692-0644
Perus – Rua Sales Gomes, 130 – Fone: 3917-6177
Santana – Rua Santa Eulália, 86 – Fone: 3397-8900
Outras vacinas são importantes para manter a saúde de seu cão ou gato, e existe um esquema de vacinação aconselhado para cada idade. Para isso, é imprescindível procurar orientação veterinária.

Cães
Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 45 dias a 2 meses com a vacina V8 ou V10 que protege contra cinomose, hepatite, leptospirose, coronavirose, parvovirose, parainfluenza, etc.

Gatos
Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 2 meses de idade.

LEMBRE-SE QUEM AMA CUIDA


Afinal o que é HPV ? O vírus do HPV não é brincadeira, portanto, a prevenção é o melhor remédio.

       HPV é a abreviatura de "Human Papilomavirus", o que significa Papilomavirus Humano também conhecido como VIRUS HPV, HPV VIRUS, condiloma acuminado, verruga genital, genital warts, crista de galo, cavalo, cavalo de crista, couve-flor, jacaré e jacaré de crista.

      Os HPVs possuem predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas ou popularmente conhecidas como "crista de galo".

       Todo ano, cerca de 230 mil mulheres morrem no mundo vítimas do câncer no colo do útero. E, para o surgimento desse tipo de câncer, é necessário que a vítima tenha sido infectada pelo papiloma vírus humano, o famigerado HPV. Sim, ele é o vilão da história. Um vilão potente, uma vez que existem mais de 100 tipos, e silencioso, já que os mais perigosos não apresentam sintomas. Apesar dos números assustadores, mantenha a calma. Não é porque você recebeu um diagnóstico positivo que vai ter câncer uterino.

      Na verdade, aproximadamente 0,5% das mulheres contaminadas desenvolvem o tumor. “O HPV assusta porque origina o câncer. Mas, ao mesmo tempo, poucos casos evoluem até a doença, principalmente quando há acompanhamento médico”, afirma Neila Góis Speck, ginecologista e chefe do Ambulatório de Colposcopia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mesmo não evoluindo para o câncer, o HPV pode provocar verrugas que começam microscópicas, mas crescem a ponto de desfigurar a vagina, portanto devem ser tratadas com rapidez. A maioria das infecções por HPV é caracterizada como transitória. “Cerca de 90% dos casos são resolvidos sem maiores complicações”, diz Luisa Lina Villa, chefe do grupo de virologia e membro titular do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo.


O HPV É UM VÍRUS UNIVERSAL, QUE NÃO TEM PREFERÊNCIAS, QUER SEJA QUANTO AO SEXO, IDADE, RAÇA, LOCALIZAÇÃO.


     Pode se instalar em qualquer região do corpo, bastando haver uma porta de entrada através de micro-abrasões (micro-traumas) da pele ou mucosa. Já se detectou o vírus não só na região genital, mas também extragenital como olho, boca, faringe, vias respiratórias, ânus, reto e uretra. E ainda, sua presença foi encontrada no líquido amniótico (líquido que envolve o feto na vida intra-uterina).

      O HPV é um vírus com DNA de dupla hélice, com aproximadamente 8.000 pares de bases nitrogenadas que codificam todas as funções do vírus. A partícula viral tem 55 nanômetros (nm) de diâmetro, sem envelope lipídico.


A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente.


      A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau. A infecção também pode ocorrer no homem e, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da população masculina esteja infectada pelo virus.

         O tratamento é demorado e depende das técnicas aplicadas. Apesar de em vários casos haver recaída, é comum em outros casos, principalmente se diagnosticado a tempo, a cura e a eliminação do vírus do organismo. As estratégias de prevenção são similares às das restantes DSTs, passando sobretudo por evitar comportamentos de risco. Existe no mercado mais de um tipo de vacina contra o HPV, que previnem a infecção por alguns dos subtipos mais frequentes de HPV, encontrando-se em discussão a sua inclusão nos planos nacionais de vacinação de diversos países.

        As opções de tratamento dependem do tipo e extensão das lesões causadas pelo HPV, podendo ser empregue um tratamento destrutivo ou excisional (destruição e/ou remoção das lesões), ou um tratamento à base de medicamentos imunomoduladores como interferão e imiquimod.

      Alguns cuidados são fundamentais na prevenção de qualquer DST como a infecção por HPV ou verrugas genitais:


1 - Reduzir o número de parceiros sexuais. Quanto maior o número de parceiros, maior o risco de contrair/transmitir qualquer DSTs, inclusive o HPV e o vírus da AIDS.


2 - Uso consistente e correto de preservativos (masculinos ou femininos), para todos os parceiros sexuais, desde o início até o fim da relação sexual. O uso de preservativos reduz muito a probabilidade de se adquirir / transmitir uma DST, inclusive o HPV e o vírus da AIDS. Qualquer DST funciona como fator facilitador na aquisição e transmissão do vírus da AIDS (HIV).


3 - Se houver suspeita de que o parceiro sexual tenha qualquer DST é altamente recomendável consultar o médico. Até que isto seja feito, também é recomendável abster-se das relações sexuais com este parceiro, até que o tratamento seja realizado, se for o caso.

4 - Não se auto-medicar, pois desta forma a DST pode ser "mascarada", ou seja, parece que foi tratada mas continua ativa.


5 - Não compartilhar objetos de uso íntimo com outras pessoas e fazer higiene de objetos de uso comum antes do uso (exemplo: vaso sanitário).


"O USO DE PRESERVATIVOS É O MÉTODO MAIS EFICAZ PARA REDUÇÃO DO RISCO DE TRANSMISSÃO DO VÍRUS DA AIDS (HIV) E DE OUTROS AGENTES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, INCLUSIVE O HPV".

Ministério da Saúde libera vacina gratuita apenas em meninas de 9 a 13 anos na rede pública

         Jarbas Barbosa disse que a vacina contra o HPV é uma das três cuja inclusão no calendário público de imunização o ministério está avaliando - as outras são contra a hepatite A e a varicela. O público-alvo da vacina contra o HPV seria formado por meninas de 9 a 13 anos, na perspectiva de se prevenir o contágio antes do início da vida sexual. Isso porque a vacina contra o papilomavírus seria ineficaz em mulheres adultas com vida sexual ativa e já se expuseram ao risco de contaminação. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) a aplicação da vacina contra o HPV é o método mais eficaz de prevenção do câncer de colo do útero,pois os municípios interioranos  do Norte sofrem com a falta de médicos e laboratórios especializados para uma eficiente prevenção.
     A oferta da vacina contra o HPV a meninas de 9 a 13 anos deve impactar o orçamento do Ministério da Saúde em R$ 600 milhões no primeiro ano, segundo estimativa de Jarbas Barbosa. A proteção esperada deve durar nove anos e depende da aplicação em três doses. A representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), Vera Lúcia da Fonseca, chegou a cogitar a imunização paralela de meninos dessa mesma faixa etária, na hipótese - ainda não comprovada - de se romper essa cadeia de transmissão. 
      Independentemente da incorporação da vacina contra o papilomavírus no calendário público, o presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santino, considerou fundamental o fortalecimento do programa de controle do câncer do colo do útero, "uma doença prevenível, tratável e curável".
       De acordo com o representante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Etelvino de Souza Trindade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a existência de 630 milhões de pessoas infectadas no mundo pelo HPV. Atualmente, o contato com o vírus estaria ocorrendo mais cedo pela antecipação da vida sexual e pelo maior envolvimento com múltiplos parceiros.



Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com