segunda-feira, 30 de julho de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE



Antes de darmos ênfase a educação ambiental, precisamos avaliar o que é sustentabilidade, a problemática da sustentabilidade assume atualmente um papel importantíssimo na reflexão sobre as práticas sociais do desenvolvimento e das alternativas que se enquadram no contexto frisado pela degradação do meio ambiente. O cenário socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, envolve articulações com a efetivação de sentidos sobre a educação ambiental, potencializando o comprometimento de diversos profissionais e sociedade numa perspectiva interdisciplinar.

Atualmente, o avanço para uma sociedade sustentável é carregado de obstáculos, na medida em que existe uma tímida consciência na sociedade a respeito das insinuações do modelo de crescimento capitalista corrente. A sustentabilidade como novo discernimento e integrador precisa estimular constantemente as responsabilidades éticas, na medida em que o foco nos aspectos extra econômicos serve para repensar os aspectos compostos com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos.

A relação entre meio ambiente e educação ambiental assume um papel cada vez mais potencializado, exigindo a manifestação de novos saberes para apreender processos sociais e riscos ambientais que se intensificam. Quando nos referimos à educação ambiental, identificamos na amplitude, um elemento determinante na massificação da educação para a cidadania. A educação ambiental deve ser vista como um processo de inabalável de aprendizagem valorizando inúmeras formas de conhecimento. O principal eixo de atuação da educação ambiental é criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.



FONTE: 
JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com