Antes de darmos ênfase a
educação ambiental, precisamos avaliar o que é sustentabilidade, a problemática
da sustentabilidade assume atualmente um papel importantíssimo na reflexão
sobre as práticas sociais do desenvolvimento e das alternativas que se enquadram
no contexto frisado pela degradação do meio ambiente. O cenário socioambiental
que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos
sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, envolve articulações
com a efetivação de sentidos sobre a educação ambiental, potencializando o
comprometimento de diversos profissionais e sociedade numa perspectiva
interdisciplinar.
Atualmente, o avanço para
uma sociedade sustentável é carregado de obstáculos, na medida em que existe
uma tímida consciência na sociedade a respeito das insinuações do modelo de crescimento
capitalista corrente. A sustentabilidade como novo discernimento e integrador
precisa estimular constantemente as responsabilidades éticas, na medida em que
o foco nos aspectos extra econômicos serve para repensar os aspectos compostos
com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos.
A relação entre meio
ambiente e educação ambiental assume um papel cada vez mais potencializado, exigindo
a manifestação de novos saberes para apreender processos sociais e riscos
ambientais que se intensificam. Quando nos referimos à educação ambiental, identificamos
na amplitude, um elemento determinante na massificação da educação para a
cidadania. A educação ambiental deve ser vista
como um processo de inabalável de aprendizagem valorizando inúmeras formas de
conhecimento. O principal eixo de atuação da educação ambiental é criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.
FONTE:
JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.
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