segunda-feira, 30 de julho de 2012

O QUE PODE SER REUTILIZADO NA HORA DE FAZER O PAPEL CASEIRO

Quando pararmos e pensamos, vou fazer um papel caseiro o que utilizar?

Quase todos os papeis como jornal, revista, envelope de cartas, papel de pão, papel de presente, folha de sulfite, papel de ovo, papelão entre ouros.

podemos colocar na mistura batida dos papeis, folhas de plantas, flores, fios de linha, lã, fiapos de pano, pó de plastico, pó de madeira, casca de cebola, terra ( limpa), areia, tinta para pintura de casa como bisnagas e outros.

vamos mostrar como fica alguns papeis enfeitados

papel Como Fazer Papel Reciclado artesanal

Estes estão com folhas de cebola e flores, coloridos com cenoura e beterraba.




com linhas e flores secas




feito só com papel de ovo

Existem vários tipos de papeis feitos de reutilização de materiais recicláveis.


REUTILIZAÇÃO COM CRIATIVIDADE

Vamos fazer um bacana papel reutilizando revistas e papeis diversos.


MATERIAIS QUE VAMOS REUTILIZAR:
·         Papéis usados (Revistas, Envelopes, jornais, Cartão, cartolinas etc.)
·         Bacia grande e funda e baldes
·         Escorredor Plástico que caiba no Bacia e com base plana ( você pode comprar ou fazer com tela bem fina)
·         Liquidificador
·       panos limpos para secar o papel
COMO FAZER:
primeiro rasgue os papéis em pedacinhos pequenos e coloque-os em em baldes  (ou outros recipientes similares desde que limpos) previamente cheios com água. Deixe-os de molho 24 horas.
Depois coloque o papel de 1 balde (aproximadamente 1 litro) no liquidificador com a água até 3/4. Vá batendo até pretender a textura desejada. quanto mais bater mais homogénea ficará a mistura, mas se bater muito o papel ficará quebradiço. (Repetir esta operação em cada balde)
Em seguida despeje o papel na bacia previamente com agua até meio, e agite a água com a mão para que as partículas do papel não assentem no fundo.
 Mergulhe agora o escorredor na bacia pela lateral e vá subindo lentamente. Assim vai surgindo uma camada de papel, se desejar um papel mais grosso, agite novamente a agua com a mão e repita a operação.
 Passe a mão várias vezes na parte inferior do escorredor para escorrer a água.
 Coloque o escorredor em cima do pano seco e limpo, depois vire o escorredor em cima de outro pano seco e deixe secar em sobra  por 24 horas se preferir pode pendurar no varal, o pepel não cai. se quiser um papel bem fininho passe entre dois panos um rolo de macarrão ou garrafa para alisar.
Pronto! agora é só usar
PS: se quiser tingir o papel, coloque na hora de bater no liquidificador, água de cozimento de beterraba ou cascas da mesma, casca de cenoura ou salsinha, flores também fica super bacana.

Fonte: Curso de criatividade caseira; disciplina de Psicologia; Unibam, 2007.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE



Antes de darmos ênfase a educação ambiental, precisamos avaliar o que é sustentabilidade, a problemática da sustentabilidade assume atualmente um papel importantíssimo na reflexão sobre as práticas sociais do desenvolvimento e das alternativas que se enquadram no contexto frisado pela degradação do meio ambiente. O cenário socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, envolve articulações com a efetivação de sentidos sobre a educação ambiental, potencializando o comprometimento de diversos profissionais e sociedade numa perspectiva interdisciplinar.

Atualmente, o avanço para uma sociedade sustentável é carregado de obstáculos, na medida em que existe uma tímida consciência na sociedade a respeito das insinuações do modelo de crescimento capitalista corrente. A sustentabilidade como novo discernimento e integrador precisa estimular constantemente as responsabilidades éticas, na medida em que o foco nos aspectos extra econômicos serve para repensar os aspectos compostos com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos.

A relação entre meio ambiente e educação ambiental assume um papel cada vez mais potencializado, exigindo a manifestação de novos saberes para apreender processos sociais e riscos ambientais que se intensificam. Quando nos referimos à educação ambiental, identificamos na amplitude, um elemento determinante na massificação da educação para a cidadania. A educação ambiental deve ser vista como um processo de inabalável de aprendizagem valorizando inúmeras formas de conhecimento. O principal eixo de atuação da educação ambiental é criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos.



FONTE: 
JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com