quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vacinar é prevenir


Seu animal de estimação merece esse cuidado. Leve-o para tomar a vacina anti-rábica gratuitamente em qualquer um dos postos do CCZ.

Vacinação
A cidade de São Paulo mantém-se livre da raiva no homem desde 1981 e em cães e gatos desde 1983. Para continuar mantendo a cidade livre deste problema, é muito importante vacinar anualmente cães e gatos.
Os gatos, pelas suas características de caça e maior acesso às ruas sem supervisão, ficam mais expostos a contato com espécies silvestres, como os morcegos, que tem papel importante na transmissão da raiva. Por isso, merecem atenção especial na manutenção da vacina contra raiva atualizada.

Seu animal merece esse cuidado

Leve-o para tomar vacina antirrábica gratuitamente num dos postos de vacinação da Prefeitura de São Paulo. Consulte os endereços
Donos responsáveis devem levar seus cães ou gatos para serem vacinados, o que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.
Vale lembrar que para a saúde de seu animal outras vacinas e medidas são indicadas. Visite as informações sobre "Cuidados".

Campanha de vacinação

As vacinas são muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. É indispensável que cães e gatos sejam vacinados anualmente contra a raiva. Este ano a vacinação foi suspensa em muitas cidades por causa do episódio desagradável na campanha do ano passado onde ocorreram muitas mortes de cães e gatos por reações da vacina.
Todos os cães ou gatos acima de 3 meses de idade devem tomar a vacina contra raiva, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Ao vacinar o animal, o proprietário recebe um comprovante de vacinação, que é válido por 1 ano.
Raiva, é uma enfermidade que leva à morte todas as pessoas e animais que adoecem. È causada pelo vírus rábico, transmitida pela saliva infectada através da mordedura ou arranhadura de cães, gatos, morcegos, e vários animais silvestres, como macacos, raposas, infectados pelo vírus. Sua prevenção se dá por meio da vacinação.
No dia da vacinação recomenda-se Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.

Crianças não devem levar os animais para vacinar.

Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.
Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que evitar fuga ou acidentes.
Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

Sobre a vacinação:

As seringas e agulhas são descartáveis.
A vacinação é gratuita.
Lembre-se: Quem ama cuida.
Cuidados
Para proteger contra raiva, a Prefeitura disponibiliza a vacinação gratuita. As campanhas acontecem sempre em agosto e existem postos permanentes que vacinam o ano todo.

ENDEREÇOS DE POSTOS FIXOS

Butantã – Av. Caxingui, 656 – Fone: 3721-7698
Cidade Ademar – Rua Maria Cuofono Salzano, 185 – Fone: 5675-4224
Ermelino Matarazzo – Av. São Miguel, 5.977 – Fone: 2042-6018
Guaianazes – Rua Hipólito de Camargo, 280 – Fone: 2553-2833
Itaim Paulista – Rua Ererê, 260 – Fone: 2053-2027
Mooca – Rua dos Trilhos, 869 – Fone: 2692-0644
Perus – Rua Sales Gomes, 130 – Fone: 3917-6177
Santana – Rua Santa Eulália, 86 – Fone: 3397-8900
Outras vacinas são importantes para manter a saúde de seu cão ou gato, e existe um esquema de vacinação aconselhado para cada idade. Para isso, é imprescindível procurar orientação veterinária.

Cães
Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 45 dias a 2 meses com a vacina V8 ou V10 que protege contra cinomose, hepatite, leptospirose, coronavirose, parvovirose, parainfluenza, etc.

Gatos
Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 2 meses de idade.

LEMBRE-SE QUEM AMA CUIDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com