segunda-feira, 9 de maio de 2011

Administradoras alertam para 'golpe do cartão de crédito'

Quem nunca foi ou conhece alguém vítima de algum tipo de golpe de cartões de créditos, as administradoras dizem que fazem treinamentos dos funcionários, orienta clientes e confirmam dados quando os clientes ligam na central.
Mas os golpistas são extremamente ousados, e a imaginação não tem limites. São promessas de prêmios por e-mail, ligações falsas pedindo confirmação de dados, um descuido na hora de entregar o cartão de crédito em uma loja ou restaurante e até mesmo, o ticket da segunda via deixado no balcão ou mesa do estabelecimento, correspondências bancárias jogadas no lixo ou frentistas que colocam a mão no visor da máquina quando o cliente digita a senha. são situações comuns utilizadas pelos golpistas para roubar dados pessoais e financeiros.
Alguns golpes nem se quer precisam de tanta oportunidades, na semana passada uma cena da novela Insensato Coração, Foi no mínimo preocupante nesta questão, a Personagem Wanda (Natália do Vale) e a personagem tia Neném (Ana Lúcia Torre) tramam uma estratégia: Convidam a prima Helena (Bia Seidl) para ir ao cinema e, chegando lá, Neném aproveita o escurinho para roubar o cartão de crédito. Em seguida, ela passa para Wanda, que sai da sala de cinema e, do lado de fora, telefona para uma loja para encomendar o uísque. Entre tantos golpes existentes a cena valida à vulnerabilidade dos clientes diante do golpe.
As novelas sempre trazem fatos polêmicos, este é apenas mais um, fica o alerta a população, a melhor prevenção é a informação, a tarefa de orientação não cabe apenas ao poder público, mas à sociedade, em parceria. Combater isso cabe a todo mundo. Há, sim, é que se criar uma cooperação entre toda a sociedade porque a fraude atinge qualquer um. Policiais, advogados, juízes, psicólogos. Não existe uma categoria isenta. Mas se a pessoa está informada, prevenida, as chances de se tornar mais uma vítima reduzem fortemente.
 A informação é nossa única segurança!
Seguindo as dicas e tomando os devidos cuidados, o cartão de crédito pode continuar sendo o item que não pode faltar na carteira.


 



Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com