Motivo da agressão é desconhecido; professores se recusaram a dar aula como forma de protesto.
Uma professora de 47 anos da Escola Municipal João Fernandes de Andrade, em Salto de Pirapora, no interior paulista, foi agredida pela mãe de uma aluna na segunda-feira. A vítima foi abordada do lado de fora do colégio. Ela sofreu ferimentos no rosto e foi levada para um hospital de Sorocaba. Ainda não há informação sobre o motivo da agressão. Como protesto, professores e funcionários da escola se recusaram a dar aulas nesta terça-feira.
A prefeitura de Salto de Pirapora registrou boletim de ocorrência contra a mãe da aluna por agressão na delegacia da cidade. Após receber alta médica, a professora passará por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). A agressora deverá ser chamada para depor.
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no procedimento educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários, nesta formação a prioridade é familiar, se isso não vem de casa como exemplo, não hacerá projeto que possa resolver. Todos devem participar.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os roubos, os contrabandos, os delitos de colarinho branco tem levado jovens a perder a confiabilidade em uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme estes modelos sociais.
Nas escolas, as relações do dia-a-dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e consistência das pessoas, visando atingir os objetivos sugeridos no projeto político pedagógico da instituição.
Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.
Afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta. E isso tem que começa no berço.
Fonte: Brasil escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário