sexta-feira, 29 de abril de 2011

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO X SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR

Serviço Social na Educação é a mesma coisa que Serviço Social Escolar?
Devemos considerar algumas diferenças básicas quanto tratamos sobre: "SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO" e "SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR". Não podemos considerar que estamos falando sobre a mesma coisa. Este é um dos grandes anseios e desafios dos Assistentes Sociais que estão se inserindo neste campo de atuação, ou seja, o que fazer, como fazer, que parâmetros ter para minha atuação nesta política, qual o real significado da presença do SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ou NA ESCOLA, propriamente dita.

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO - Entendo que este é o Serviço Social desenvolvido em seu processo macro, ou aquele conhecido nas realidades de Universiddades, Fundações, dentre outras, sendo estas públicas ou privadas. Neste contexto, pode-se salientar que a atuação do Serviço Social na política educacional, não é recente, pois há decadas já encontramos Assistentes Sociais nestes campos de atuação profissional.

SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR - Compreendo que o Serviço Social nesta perspectiva, é aquele desenvolvido em ambiente escolar. Neste, reafirmo a pouquíssima presença da atuação dos Assistentes Sociais, somente em municípios brasileiros, que por Leis locais já garantiram a inserção de Assistentes Sociais em escolas públicas municipais. Em sua maioria, encontramos Assistentes Sociais vinculados a Secretarias Municipais de Educação que trabalham com assessoria as escolas.
É importante destacar, que partindo da premissa de atuação do Serviço Social na política de educação, não seria incorreto afirmar que o Assistente Social que atua em escola, atua no Serviço Social na Educação.
Ainda, quando falamos da atuação de Assistentes Sociais na política educacional, faz-se necessário clarearmos ou melhor delimitarmos, localizando a sua atuação. Pois, as perspectivas de atuação, bem como público-alvo e objetivos institucionais tornam-se bem distorcidos,em realidades de Universidades ou de escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com

Arquivo do blog