quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jovens recebem bolsa-auxílio para se capacitar em cursos de gastronomia

Os alunos do projeto ''Mão na Massa Galera'' recebem capacitação na área de gastronomia. A área está em plena expansão e com muitas ofertas de trabalho, principalmente na cidade de São paulo, que possui centenas de restaurantes para todos os gostos.


Em meio a batedeiras, fornos e ingredientes variados, alunos do projeto Mão na Massa Galera, parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com a ONG Aldeia do Futuro, começam a ser despertados para o mundo da gastronomia. Área em plena expansão e com muitas ofertas de trabalho, o segmento é um dos atrativos da cidade de São Paulo, com centenas de restaurantes para todos os gostos.

É no bairro de Americanópolis, Zona Sul da Cidade, que desde fevereiro estão sendo feitas as apostas nos futuros profissionais da cozinha. Olhos atentos nas orientações do módulo de confeitaria, Pedro Abreu do Nascimento Neto, 17 anos, descobriu sua vocação. “Vou ser confeiteiro. Fazer doces é o que gosto e já recebi encomenda de bolo para festas, depois que amigos souberam da minha nova atividade. Também abri mão de uma proposta de emprego para terminar o curso e sair mais bem preparado”.

O professor de gastronomia Sillas Augusto de Souto Wanderley diz que o projeto tem dado resultado e alguns alunos já conseguiram trabalho. “Observamos as aptidões de cada um para melhor explorar as habilidades nos ensinamentos. Com essa base é possível participar de seleções para auxiliar de cozinha e ajudante de confeiteiro, por exemplo”, explica.

Com seis meses de duração, o projeto oferece 50 vagas, com direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 282, para jovens na faixa etária de 16 a 20 anos, dentro dos critérios que comprovem a baixa renda.

Para a diretora pedagógica, Genilva de Sousa Borges, as bolsas proporcionadas pela parceria contribuem para a permanência dos alunos no curso. “Temos aulas de gastronomia há dois anos, mas sem a bolsa era difícil reter os jovens, pois as famílias preferiam ver os filhos em alguma atividade geradora de renda”, conta.  “Com essa contribuição, os alunos se sentem mais motivados e a família se torna nossa aliada para ajudar na formação de seus filhos”.

Carlos Alberto Sartori, gestor do projeto Mão na Massa Galera, destaca que o curso, além de iniciar o jovem na vida profissional, foca o social, possibilitando a ajuda financeira. “A bolsa não só contribui para o sustento da família, como também oferece outras perspectivas para quem antes ficava desocupado e sem perspectivas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com

Arquivo do blog